Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
19 Nov
Como uma serpente gera calor para chocar seus ovos? 12:09
Como uma serpente gera calor para chocar seus ovos?
EXPERIMENTO:

Herndon Dowling e seus colegas no Zoológico do Bronx em Nova York observaram que quando uma fêmea de piton burmesa incubava os ovos enrolando o corpo ao redor deles, ela aumentava a temperatura do corpo e frequentemente contraía os músculos, quando enrolava. Para saber se as contrações estavam elevando a temperatura do seu corpo, eles colocaram a piton e seus ovos em uma câmara. Ele variaram a temperatura da câmara e monitoraram as contrações dos músculos da piton e a absorção de oxigênio, para medur sua taxa de respiração celular.

RESULTADOS:

O consumi de oxigênio da piton aumentou quando a temperatura da câmara diminuiu. O consumo de oxigênio também mudou com a taxa de contração muscular.




CONCLUSÃO:

Visto que o consumo de oxigênio gera calor por respiração celular e aumenta linearmente com a taxa de contração muscular, os pesquisadores concluíram que as contrações musculares, uma forma de tremor, eram a fonte da elevação da temperatura do corpo da piton burmesa.

FONTE: V.H. Hutchison, H. G. Dowling, and A. Vinegar, Thermoregulation in a brooding female indian python, Python molurus bivittatus, Science 151:694-696 (1966).

Fazer um comentário neste post:

Comentar

Comentários

  • Nenhum comentário até agora. Seja o primeiro a comentar!

Voltar