Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
31 Jul
Revisão de citogenética 19:15
Revisão de citogenética
O corpo humano é formado de 50 trilhões a 100 trilhões de células, que representam as unidades funcionais da vida e quando combinadas formam tecidos e órgãos complexos. Dentro de cada célula, genes realizam o "projeto"de síntese proteica, que determina como a célula irá funcionar. Genes também determinam traços e características físicas. O conjunto completo de 20.000 a 25.000 genes é chamado de GENOMA. Apenas uma pequena fração do genoma define características exclusivas humanas comparadas aos outros animais.

Células

A maioria das células apresentam uma estrutura básica similar. A camada externa, chamada de membrana plasmática, envolve um fluido chamada de citoplasma. No interior do citoplasma existem "pequenos órgãos" especializados, chamados de organelas. A mais importante delas é o núcleo, que controla a célula e abriga o material genético em estruturas chamadas de cromossomos. Um outro tipo de organela é a mitocôndria. Essas "usinas de energia" possuem seu próprio genoma que não se recombina durante a reprodução.


Cromossomos


Os cromossomos carregam a informação genética, contida em longas fitas de DNA chamadas de genes. O ser humano possui 22 pares de cromossomos autossomos (compartilhado por homens e mulheres) e um único par de cromossomos sexuais - XX nas mulheres e XY nos homens. Em cada par de cromossomos, um integrante é de origem paterna e o outro de origem materna. Se desenroladas, as fitas de DNA do núcleo de uma única célula, alcançariam dois metros de comprimento.

DNA



O DNA (ácido desoxirribonucleico) contem as instruções genéticas para a criação de um organismo. A molécula de DNA apresenta o formato de uma escada em espiral chamada de dupla hélice. Cada degrau é composto pelas bases nitrogenadas do DNA, A, T, C, e G. Alguns segmentos dessas bases contem sequencias como, A-T-C-C-G-A-A-C-T-A-G, as quais constituem os genes. Os genes determinam quais proteínas específicas a célula irá produzir e consequentemente quais funções irá exercer.


Fonte: retirado de https://genographic.nationalgeographic.com/science-behind/genetics-overview/ acessado em 22 de Julho de 2013.
WebRep
 
currentVote
 
 
noRating
noWeight
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Fazer um comentário neste post:

Comentar

Comentários

  • Nenhum comentário até agora. Seja o primeiro a comentar!

Voltar