Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
22 Jun
É verdade que gatos de três cores só podem ser fêmeas? 21:16
É verdade que gatos de três cores só podem ser fêmeas?
Digamos que é quase verdade, já que menos de 1% dos gatos tricolores são machos e, ainda assim, frutos de uma anomalia cromossômica.

Para entender como é definida a cor da pelagem dos gatos, primeiro é preciso saber duas coisas: essa característica é herdada dos pais do animal e os genes das cores (preto, branco e amarelo) estão presentes no cromossomo X. Na reprodução, a fêmea passa para o filhote um cromossomo do tipo X e o macho pode enviar um X, dando origem a uma fêmea (XX), ou um Y, formando um macho (XY).

Cada gato, portanto, tem um par de genes relativos à cor e esses genes podem ser do tipo dominante ou recessivo. "Para uma fêmea ter três cores ela precisa possuir um cromossomo X com o gene amarelo e o outro X com o gene branco dominante", afirma a bióloga e doutora em genética animal Edislane Barreiros de Souza, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Assis (SP).

No caso do macho, para ele ser tricolor, precisaria ter também dois cromossomos X (o com o gene amarelo e o com o branco), além do cromossomo Y, que o torna do sexo masculino. Isso resultaria numa aberração cromossômica. Quando tal raridade acontece, o gato tricolor (XXY) é estéril.

Fonte:

Fazer um comentário neste post:

Comentar

Comentários

  • Paulo Cesar Pereira aguiar

    Publicado 11 meses atrás

    sou um admirador do biologia mais. o pouco que conhecço sobre o animal que tanto amo (gatos) tenho aprendido com vcs. com relaçao a pergunta sobre animais em uso de pesquisa deve ser proibido, eu diria que não se o animal não for maltrado e nem sacrificado. se a pesquisa for com intuíto de beneficiar, eu concordo!! atenciosamente: Paulo Cesar
Voltar