Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
29 Set
Alguns exemplos de mutações gênicas. 11:29
Alguns exemplos de mutações gênicas.
A progeria é uma doença letal, que se manifesta em crianças com idade entre 5 e 6 anos, fazendo com que aos 8 ou 9 anos elas já tenham a aparência de uma pessoa idosa. As causas exatas da progeria não são bem conhecidas, mas envolvem mutações gênicas.

A doença de Alzheimer parece ter várias causas. Uma delas está relacionada à mutação em certo gene do cromossomo 21, o que leva à degeneração do sistema nervoso central. Inicialmente há perda progressiva de memória. Termina com uma profunda devastação do cérebro levando o indivíduo à morte. A manifestação da doença de Alzheimer ocorre em adultos, provocando senilidade precoce, isto é, antes dos 60 anos de idade.

A adrenoleucodistrofia é uma doença causada por uma mutação em um gene do cromossomo X. Essa mutação incapacita o organismo de metabolizar certos tipos de lipídios (óleos), determinando uma doença neurológica degenerativa que pode levar o indivíduo à morte. As características dessa doença e a história da descoberta de seu tratamento são contadas no filme "O óleo de Lorenzo", que merece ser assistido por todas as pessoas.

Fonte: Lopes, S & Rosso, S. Conecte bio. vol 2. São Paulo, Saraiva, 2011.

Fazer um comentário neste post:

Comentar

Comentários

  • Roseli moreira de matos

    Publicado 48 meses atrás

    filme "O óleo de Lorenzo", é muito bom esse filme seria muito bom se todos assistirem porque pode esta relatando um problema que seu amigo,seu filho possa ter....
Voltar