Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
5 posts com a categoria "genetica".
Revisão: Grupos Sanguíneos
INTRODUÇÃO

Landsteiner foi um cientista que, ao observar muitos acidentes em transfusões,  provou entre 1900 e 1901 que a espécie humana possui grupos sanguíneos diferentes. Notou-se em testes que as hemácias do doador, em alguns casos, aglutinavam em contato com plasma do sangue do paciente.

A partir disso, foi possível relacionar o fenômeno das reações entre anticorpos e antígenos.

Antígenos são todas as substâncias que nosso organismo entende ser um “invasor”, podendo ser uma proteína ou um polissacarídeo e os anticorpos são proteínas encontradas no plasma sanguíneo e têm a … Leia mais
É verdade que gatos de três cores só podem ser fêmeas?
Digamos que é quase verdade, já que menos de 1% dos gatos tricolores são machos e, ainda assim, frutos de uma anomalia cromossômica.

Para entender como é definida a cor da pelagem dos gatos, primeiro é preciso saber duas coisas: essa característica é herdada dos pais do animal e os genes das cores (preto, branco e amarelo) estão presentes no cromossomo X. Na reprodução, a fêmea passa para o filhote um cromossomo do tipo X e o macho pode enviar um X, dando origem a uma fêmea (XX), ou um Y, formando um macho (XY).

Cada gato, portanto, tem um par de genes relativos à cor e esses genes … Leia mais
De Dolly a Polly e o uso de animais transgênicos na Medicina
A mesma equipe de cientistas que clonou a ovelha Dolly foi responsável por outro feito científico: a produção da ovelha transgênica Polly pelo processo de clonagem.

Por meio dessa clonagem transgênica, foram isolados o DNA da glândula mamária de uma ovelha adulta e o DNA humano a partir de leucócitos. Do DNA humano foi isolado a alelo de um dos fatores importantes para qua a coagulação do sangue ocorra normalmente e que é ausente nos hemofílicos. Esse alelo foi acrescentado ao DNA da ovelha.

Esse DNA modificado foi introduzido em células mamárias da ovelha que foram cultivadas em … Leia mais
É possível escolher o sexo dos bebês?
Cientistas da Virgínia, no EUA, adaptaram uma técnica usada desde a década de 1980 para selecionar o sexo de vacas, cavalos e porcos. Eles coram os espermatozoides com corante fluorescente que se une ao DNA e medem o brilho do espermatozoide sob laser. O espermatozoide que brilhar mais é portador de cromossomo X, e o que brilhar menos é portador do cromossomo Y. Assim identificados, os espermatozoides são separados por uma máquina e usados para inseminação artificial.

Agora essa técnica tem sido utilizada em seres humanos, apesar de a diferença entre a quantidade de DNA do X e do Y ser … Leia mais
Alguns exemplos de mutações gênicas.
A progeria é uma doença letal, que se manifesta em crianças com idade entre 5 e 6 anos, fazendo com que aos 8 ou 9 anos elas já tenham a aparência de uma pessoa idosa. As causas exatas da progeria não são bem conhecidas, mas envolvem mutações gênicas.

A doença de Alzheimer parece ter várias causas. Uma delas está relacionada à mutação em certo gene do cromossomo 21, o que leva à degeneração do sistema nervoso central. Inicialmente há perda progressiva de memória. Termina com uma profunda devastação do cérebro levando o indivíduo à morte. A manifestação da doença de Alzheimer ocorre em … Leia mais