Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
22 Set
O que é alergia? 21:14
O que é alergia?
A alergia é uma hipersensibilidade do sistema de defesa a certos antígenos do meio ambiente, denominados alergênicos. Dependendo da sensibilidade de cada um, podem ser alergênicos grãos de pólen, poeira, esporos de fungos, substâncias químicas presentes em certos alimentos ou produzidas por determinados organismos e mesmos remédios, dentre muitas outras substâncias.

Os tipos mais comuns de alergias estão relacionadas aos anticorpos do grupo das imunoglobulinas E (IgE). A febre do feno, por exemplo, e outras alergias provocadas por pólen ocorrem quando o IgE reconhece esses alergênicos.

Os IgE ficam aderidos à membrana plasmática dos mastócitos, que não circulam no corpo, mas permanecem no tecido conjuntivo. Ocorrendo a união do antígeno com o IgE dos mastócitos, essas células respondem imediatamente e liberam histamina e outros agentes inflamatórios armazenados em vesículas no citoplasma. Essas substâncias, conforme já comentamos, provocam a dilatação dos vasos sanguíneos e alteram sua permeabilidade, fazendo com que o nariz, os olhos ou outra região do corpo afetada fique vermelha e inchada. No caso das alergias respiratórias, é comum ocorrerem espirros, coriza e contração da musculatura, o que frequentemente provoca dificuldades respiratórias. Remédios anti-histamínicos servem para conter a atuação da histamina nos processos alérgicos.

O choque anafilático é uma violenta reação alérgica, causada por hipersensibilidade a certas substâncias, por exemplo veneno de vespas e abelhas, anestésicos usados em cirurgias ou mesmo certos alimentos, como amendoim ou peixes. Nesses casos ocorre uma rápida eliminação de histamina pelos mastócitos, havendo dilatação dos vasos sanguíneos periféricos e consequente queda repentina da pressão sanguínea, podendo haver morte em poucos minutos.

Fonte: Lopes, S & Rosso, S. Conecte bio. vol 2. São Paulo, Saraiva, 2011.

Fazer um comentário neste post:

Comentar

Comentários

  • Nenhum comentário até agora. Seja o primeiro a comentar!

Voltar