Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
21 Set
O que é a febre? 09:24
O que é a febre?
Uma das respostas sistêmicas do corpo a uma infecção é a febre, que é desencadeada por toxinas produzidas pel agente patogênico e também por substâncias chamadas pirogênicas, liberadas principalmente pelos macrófagos quando estão destruindo os agentes infecciosos. Essas substâncias chegam ao cérebro pela corrente sanguínea.

O cérebro manda um estímulo nervoso para os músculos, ordenando a sua contração; como consequência o corpo treme, produzindo calor.

Outros impulsos nervosos vão para a pele fazendo com que ocorra vasoconstrição a fim de diminuir a perda de calor. Com isso, o calor fica retido no corpo, determinando a febre.

Essa elevação de temperatura inibe a reprodução do microrganismo invasor, intensifica a fagocitose, aumenta a velocidade de reações químicas e acelera processos de regeneração das áreas lesadas do corpo. Entretanto, temperaturas altas são prejudiciais ao organismo pois podem provocar desnaturação proteica, processo em que as proteínas perdem a forma e consequentemente a função. Assim, sempre que há aumento da temperatura do corpo é importante procurar assistência médica a fim de receber orientação e tratamento adequados.

FONTE:

Fazer um comentário neste post:

Comentar

Comentários

  • Nenhum comentário até agora. Seja o primeiro a comentar!

Voltar