Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
14 Set
Jimmy Bolha da vida real! 12:40
Jimmy Bolha da vida real!
Você conhece o Jimmy Bolha? Aquele filme em que Jimmy Livingstone (Jack Gyllenhaal) é um jovem que nasceu com um problema em seu sistema imunológico que o obriga a ficar sempre dentro de uma bolha de plástico, em seu quarto. Até que ele descobre a garota por quem é apaixonado irá se casar nas cataratas do Niágara e, para impedi-la, decide por construir uma bolha móvel e partir em seu encalço.

Durante o caminho ele encontra as mais estranhas pessoas e ainda precisa se esconder de seus pais, que querem que ele volte ao seu quarto o mais rápido possível. Pois é essa maluca história foi inspirada em uma real, vivida por David Vetter, que apresentava um tipo de imunodeficiência grave. Mas você sabe realmente o que imunodeficiência? Descubra nos próximos parágrafos.

Certos indivíduos são geneticamente incapazes de desenvolver mecanismos imunológicos. Nesses casos, uma possível solução é o transplante de medula óssea para que possa haver formação de linfócitos. Porém, há casos em que nem isso é possível, e os indivíduos devem ser mantidos em ambientes hermeticamente fechados, dentro de uma bolha, isolados do contato com o meio externo, pois qualquer microrganismo que consiga penetrar no corpo pode causar morte em pouco tempo.

A imunodeficiência não é necessariamente uma doença que já nasce com a pessoa, podendo ser adquirida durante a vida. Certos tipos de câncer, por exemplo, deprimem o sistema imunológico. É o caso da doença de Hodgkin, que danifica o sistema linfático e torna o indivíduo suscetível a várias infecções. Outro exemplo de imunodeficiência é a AIDS, adquirida em função do ataque de vírus aos linfócitos T.

Existem muitas evidências de que o estresse físico ou emocional pode comprometer o sistema imunitário. desencadeando várias doenças, inclusive o câncer.

Fonte: Lopes, S & Rosso, S. Conecte bio. vol 2. São Paulo, Saraiva, 2011.

Fazer um comentário neste post:

Comentar

Comentários

  • Nenhum comentário até agora. Seja o primeiro a comentar!

Voltar