Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
11 posts com a categoria "fisiologia-humana".
Como funciona o sistema digestório?
 1. OLHA O AVIÃOZINHO

A digestão se inicia já na boca. Mais do que garantir um sorriso bonito, a função dos dentes é triturar os alimentos em partículas mínimas para que o resto do processo aconteça. A saliva também é importante: ela desencadeia a degradação enzimática dos alimentos e os torna mais "engolíveis"

2. GOELA ABAIXO

A faringe, órgão que se estende ao longo do pescoço, inicia a descida do bolo alimentar para o esôfago, um tubo alongado e oco que se liga ao estômago. O movimento involuntário de contração que "empurra" a comida se chama peristalse. Bastam alguns segundos … Leia mais
Doenças Renais
Existem várias doenças renais, sendo que uma das mais comuns é decorrente de problemas nos glomérulos, que deixam de filtrar adequadamente o sangue, trazendo sérias consequências ao organismo.

Uma redução na taxa de filtração causa perda da homeostase com desequilíbrio no teor de água, sais e excretas nitrogenadas no corpo. A retenção de água provoca edema e, à medida que a concentração de íons hidrogênio aumenta, os fluidos corpóreos tornam-se mais ácidos, falando-se em acidose. Excretas nitrogenadas acumulam-se no sangue e nos tecidos, causando uma condição denominada uremia. Se a … Leia mais
Quantos litros de sangue são filtrados por dia nos rins?
O filtrado glomerular tem praticamente a mesma composição do plasma sanguíneo, sem contar, no entanto, com as proteínas demasiado volumosas para passar através das paredes dos capilares e da cápsula. Células sanguíneas e plaquetas também não são normalmente encontradas no filtrado glomerular.

Estima-se que em 24 horas sejam filtrados cerca de 180 litros de sangue. Isso indica que o volume total do sangue é filtrado cerca de sessenta vezes por dia. Apesar dessa grande filtração ocorrida nos glomérulos e na cápsula, formam-se apenas cerca de 1 a 2 litros de urina por dia, o que significa que … Leia mais
O que é alergia?
A alergia é uma hipersensibilidade do sistema de defesa a certos antígenos do meio ambiente, denominados alergênicos. Dependendo da sensibilidade de cada um, podem ser alergênicos grãos de pólen, poeira, esporos de fungos, substâncias químicas presentes em certos alimentos ou produzidas por determinados organismos e mesmos remédios, dentre muitas outras substâncias.

Os tipos mais comuns de alergias estão relacionadas aos anticorpos do grupo das imunoglobulinas E (IgE). A febre do feno, por exemplo, e outras alergias provocadas por pólen ocorrem quando o IgE reconhece esses alergênicos.

Leia mais
O que é a febre?
Uma das respostas sistêmicas do corpo a uma infecção é a febre, que é desencadeada por toxinas produzidas pel agente patogênico e também por substâncias chamadas pirogênicas, liberadas principalmente pelos macrófagos quando estão destruindo os agentes infecciosos. Essas substâncias chegam ao cérebro pela corrente sanguínea.

O cérebro manda um estímulo nervoso para os músculos, ordenando a sua contração; como consequência o corpo treme, produzindo calor.

Outros impulsos nervosos vão para a pele fazendo com que ocorra vasoconstrição a fim de diminuir a perda de calor. Com isso, o calor … Leia mais
Doenças cardiovasculares
A alta prevalência das doenças cardiovasculares é hoje observada mundialmente. No Brasil, esse grupo de doenças é a primeira causa de óbitos, que frequentemente resultam de alguma complicação decorrente de aterosclerose (endurecimento das artérias em função do acúmulo de lipídios na parede interna das artérias).

A aterosclerose pode afetar qualquer artéria, mas ela ocorre com maior frequência na aorta, nas artérias coronárias e nas cerebrais. À medida que o diâmetro interno da artéria diminui, menor é o volume de sangue capaz de passar por esses vasos. A quantidade de lipídios em alguns … Leia mais
Jimmy Bolha da vida real!
Você conhece o Jimmy Bolha? Aquele filme em que Jimmy Livingstone (Jack Gyllenhaal) é um jovem que nasceu com um problema em seu sistema imunológico que o obriga a ficar sempre dentro de uma bolha de plástico, em seu quarto. Até que ele descobre a garota por quem é apaixonado irá se casar nas cataratas do Niágara e, para impedi-la, decide por construir uma bolha móvel e partir em seu encalço.

Durante o caminho ele encontra as mais estranhas pessoas e ainda precisa se esconder de seus pais, que querem que ele volte ao seu quarto o mais rápido possível. Pois é essa maluca história foi … Leia mais
O que é a doença do bebê azul?
No coração do feto humano a separação entre os átrios é incompleta e há também um ligação entre a artéria pulmonar e a artéria aorta. Essas comunicações desviam o sangue dos pulmões, que não são funcionais no feto, pois as trocas de gases ocorrem através da placenta. Quando o bebê nasce, inicia-se a respiração pulmonar e essas comunicações se fecham. Entretanto, em alguns casos, isso pode não acontecer e a oxigenação do sangue fica prejudicada, resultando na doença conhecida como bebê azul. Essa condição pode ser revertida por meio de cirurgia.

Fonte: Lopes, S & Rosso, S. Conecte bio. … Leia mais
Perigo no dia a dia: Monóxido de Carbono.
A hemoglobina é um pigmento que tem afinidade grande com certos gases tóxicos, com é o caso do monóxido de carbono (CO), gás inodoro formado, por exemplo, durante combustões incompletas no motores dos carros. Esse gás expelido pelos escapamentos forma com a hemoglobina a carboxiemoglobina, que é um composto estável. Como a afinidade da HB com esse gás é maior do que com o O2 ou CO2, a inspiração do monóxido de carbono em recintos fechados pode levar à morte por asfixia, pois as moléculas de hemoglobina ficam unidas a ele de modo estável. Por isso, recomenda-se não deixar ligado o motor do … Leia mais
O que é gastrite? E úlcera péptica?
A gastrite é uma inflamação da mucosa gástrica e uma das doenças mais comuns na população em geral, especialmente em adultos. A inflamação pode ser apenas superficial ou em casos mais graves provocar atrofia da mucosa gástrica. Em poucos casos a gastrite pode ser aguda e severa, provocando feridas (úlceras) na mucosa pela ação do próprios suco gástrico.

Certas substâncias ingeridas podem ser irritantes da mucosa gástrica e provocar estragos na camada de muco que a protege, facilitando a inflamação. Dentre as mais importantes substâncias que têm esse efeito estão as bebidas alcoólicas.

A … Leia mais