Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
08 Nov
Gabarito ENEM 2014 - Prova Rosa - Questão 58 18:57
Gabarito ENEM 2014 - Prova Rosa - Questão 58
GABARITO B

O Lençol freático profundo só pode ser alcançado com profundidade das raízes alta. Folhas cobertas por espinhos não é uma boa alternativa para plantas do cerrado, pois quando há espinhos diminui-se a superfície foliar para realização da fotossíntese. Isso é bom para cactos que realizam fotossíntese no caule, mas não para plantas do cerrado. Por isso elas possuem cutícula espesssa com muita cera o que permite a realização da fotossíntese com pouca perda de água por transpiração.

Fazer um comentário neste post:

Comentar

Comentários

  • Prof Belan

    Publicado 37 meses atrás

    Muito bom Tamiris. Realmente vc tem razão quando diz que os espinhos são folhas modificadas ou projeções do caule. Mas o comentário da questão foi baseado no enunciado que classifica a superfície foliar coberta por espinhos. Por isso a justificativa foi baseada nesse comentário. Obrigado pela atenção.
  • tamiris

    Publicado 37 meses atrás

    A função dos espinhos e inibir a perda de água para o ambiente e proteger a planta. Não existe folhas cobertas por espinhos, espinhos são folhas modificadas ou projeções do caule. O que existe em algumas estruturas de folhas são pelos glandulares.
Voltar