Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
10 Ago
Tudo o que você precisa saber sobre células-tronco 14:00
Tudo o que você precisa saber sobre células-tronco
Células-tronco são células indiferenciadas capazes de originar outros tipos celulares dos diferentes tecidos do corpo.

Existem três categorias de células-tronco: as TOTIPOTENTES ou EMBRIONÁRIAS, que são capazes de se diferenciar em qualquer um dos tipos de células do corpo de um adulto; as PLURIPOTENTES que se diferenciam na maioria dos tipos celulares do corpo; e as MULTIPOTENTES que podem se diferenciar em apenas alguns tipos celulares.

No corpo já formado não existem células-tronco totipotentes. Há, no entanto, células-tronco pluripotentes, como as da medula óssea vermelha (MOV), e células-tronco multipotentes, presentes em diversos tecidos.

O cordão umbilical é uma boa fonte de células-tronco pluripotentes. Embora seja um procedimento ainda caro, há a possibilidade de, assim que o bebê nasce, preservar o cordão umbilical em clínicas especializadas, para a eventualidade futura de tratamento de doenças que possam surgir, como a leucemia.

Células-tronco embrionárias humanas são obtidas no botão germinativo (embrioblasto) presente no interior de blastocistos, cerca de 5 dias após a fecundação. Essas células são separadas do trofoblasto, desagregadas e cultivadas em meios de cultura que propiciam sua proliferação. Depois de aproximadamente 7 dias nesses meios de cultura, essas células podem ser transferidas para meios de culturas especiais que contém fatores de diferenciação celular. Esse procedimento, embora não tão simples como aqui explicado, permite a obtenção de diferentes tipos celulares que, uma vez diferenciados, podem ser transferidas para o corpo humano nos locais danificados, visando sua recuperação.

A grande polêmica em torno das células-tronco embrionárias está na manipulação e destruição de embriões humanos. Estes geralmente provêm de processos de fertilização em laboratórios (in vitro).

Como na fertilização in vitro são formados vários embriões, mantidos congelados em nitrogênio líquido, os que não são utilizados podem ser descartados depois de certo período, com o consentimento do casal. São esses os embriões empregados na obtenção de células-tronco embrionárias para uso em pesquisa científica com finalidades médicas.

Fazer um comentário neste post:

Comentar

Comentários

  • banco de celulas madres

    Publicado 3 meses atrás

    gracias por la informacion!!
Voltar