Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
18 posts com a categoria "dicas-vestibulares".
UFGD 2009: Questões comentadas
01. (UFGD 2009) Os seres vivos vivem em constantes relações no ambiente. Essas relações são as interações ecológicas. Elas podem ser harmônicas e desarmônicas, interespecíficas (quando envolvem seres vivos de diferentes espécies) e intraespecíficas (quando envolvem seres vivos da mesma espécie). Relacione as colunas a partir dessas considerações.

(1) Sinfilia                         ( )Algas
(2 ) Parasitismo                ( ) Garcas e gado bovino
(3 ) Protocooperação       … Leia mais
UFGD 2008: Questões comentadas
01. (UFGD 2008) O herodograma abaixo se refere a uma família com casos de daltonismo (anomalia que se caracteriza pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores) provocado por genes recessivos localizados no cromossomo X (sem alelos no Y).




A partir das informações acima e da análise do herodograma, marque a alternativa correta.

a) No casal genitor o genótipo da mãe é obrigatoriamente heterozigoto.
b) Em F1 o genótipo da filha que não possui o caracter é XD, XD.
c) Em F1 um possível genótipo do filho que não possui o caracter é Xd,YD.
d) A probabilidade do casal F1 ter … Leia mais
UFGD 2006: Questões comentadas
01. (UFGD 2006) O nitrogênio (N2) e um gás presente na atmosfera na proporção de aproximadamente 79%. Apesar disso, não e utilizado de forma direta pelos seres vivos, com exceção de alguns microorganismos. Assim, a importância biológica das bactérias que atuam no ciclo do N2 refere-se ao fato de

a) serem fixadoras de N2 atmosférico, transformando-o em amônia (NH3);
b) as bactérias quimiossintetizantes transformarem N2 atmosférico em nitreto;
c) as bactérias desnitrificantes transformarem o N2 atmosférico em nitrato;
d) as bactérias fixadoras ou cianobacterias serem encontradas livres no … Leia mais
O que é esclerose múltipla?
A esclerose múltipla é uma doença neurológica que afeta milhares de pessoas no mundo. Ela se caracteriza pela deterioração do estrato mielínico em intervalos irregulares ao longo dos neurônios. Nos locais onde ocorre a deterioração surge um tecido de cicatrização. Essas alterações interferem na condução dos impulsos nervosos, e a pessoa afetada sofre perda de coordenação, tremores e paralisia parcial ou completa de partes do corpo.

As causas dessa doença têm sido muito investigadas, mas ainda não são totalmente compreendidas. Parece ser um tipo de doença autoimune, na qual o organismo … Leia mais
Exercícios e o aumento da massa muscular esquelética
Sabemos que exercícios físicos promovem o aumento da musculatura esquelética, mas o que aumenta: o número de células no músculo ou o volume das células já existentes?

A atividade física estimula as células musculares esqueléticas já existentes a produzirem novas miofibrilas, o que ocasiona aumento do volume da célula e consequentemente do músculo.

No indivíduo adulto, as células da musculatura esquelética não se dividem mais. No entanto, existem células especiais, chamadas satélites, que são mononucleadas e pequenas e se localizam no conjuntivo que envolve os miócitos. Em situações … Leia mais
A coagulação do sangue.
Quando ocorre um ferimento com sangramento, as fibras musculares do vaso sanguíneo danificado contraem-se, diminuindo o diâmetro do vaso e consequentemente o fluxo de sangue.

As plaquetas e as células dos tecidos lesados liberam uma enzima chamada tromboplastina, que, na presença de íons cálcio e de vitamina K no sangue, catalisa uma reação química propiciando a transformação de uma proteína plasmática chamada protrombina em uma enzima ativa, a trombina. Essa enzima catalisa a reação de transformação de outra proteína plasmática, o fibrinogênio, em fibrina. Esta forma uma rede de fios no … Leia mais
O que é Edema?
Existe um equilíbrio entre a água que sai dos capilares pelo efeito da pressão arterial e a água que retorna aos capilares pelo efeito da pressão osmótica do sangue venoso ou pela drenagem do sistema linfático. Os capilares do sistema linfático são estruturas de fundo cego que drenam o excesso de líquido do tecido conjuntivo para os vasos linfáticos. Estes se reúnem e desembocam em veias do sistema sanguíneo.

Quando algum fator altera esse equilíbrio, pode sobrar água livre no tecido conjuntivo, originando um edema.

Alguns exemplos de fatores que podem provocar alterações causando o … Leia mais
Pessoal do colégio Bionatus, abaixo deixo o gabarito da questão 07 da aula de questões abertas.

a) Os resíduos nitrogenados são: amônia, ureia e ácido úrico.

b) Os mamíferos são classificados como animais ureotélicos por possuirem a capacidade de excretar ureia.
obs: A transformação da amônia em ureia ocorre nos hepatócitos (fígado) através do ciclo da ureia ou ciclo da ornitina.

c) Na tubulo contorcido proximal (TCP), glicose e aminoácidos são reabsorvidos ativamente e em seguida a água passa passivamente para o sangue. Na alça de Henle ocorre também a principal absorção de água.

Leia mais