Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
12 Ago
O que é Edema? 08:00
O que é Edema?
Existe um equilíbrio entre a água que sai dos capilares pelo efeito da pressão arterial e a água que retorna aos capilares pelo efeito da pressão osmótica do sangue venoso ou pela drenagem do sistema linfático. Os capilares do sistema linfático são estruturas de fundo cego que drenam o excesso de líquido do tecido conjuntivo para os vasos linfáticos. Estes se reúnem e desembocam em veias do sistema sanguíneo.

Quando algum fator altera esse equilíbrio, pode sobrar água livre no tecido conjuntivo, originando um edema.

Alguns exemplos de fatores que podem provocar alterações causando o edema são:

Desnutrição ( especialmente a deficiência proteica): a pressão osmótica do sangue diminui, pois poucos nutrientes estão dissolvidos no plasma; a água sai dos capilares pelo efeito da pressão arterial, mas não retorna porque a pressão osmótica do sangue é baixa. Isso provoca edemas no corpo todo, característicos dos estados de desnutrição proteica, fazendo a pessoa parecer "inchada".

Hipertensão arterial: a aumenta da pressão arterial provoca maior saída de água dos capilares para o conjuntivo, e o retorno da água para o sangua ou linfa não é suficiente para que o equilíbrio se estabeleça.

Lesão mecânica: quando partes do corpo sofrem lesão mecânica, como uma batida, há alteração da permeabilidade dos capilares no local de lesão, provocando o edema.


Fazer um comentário neste post:

Comentar

Comentários

  • Nenhum comentário até agora. Seja o primeiro a comentar!

Voltar