Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
23 Nov
GABARITO COMENTADO - UFGD 2015 21:48
GABARITO COMENTADO - UFGD 2015


GABARITO A

IV - Errada: Espécies que apresentam risco de desequilíbrio ecológico por fatores de falta de alimento ou predação acabam por diminuir a txa de reprodução.
V - Errada: Intemperismo pode ser qualquer fenômero químico ou físco que leva ao desgaste das rochas e dos solos, não necessáriamente um fator antrópico.








GABARITO C

II - ERRADA - Eutrófico seria o nome dado ao final do processo de eutrofização, ou seja, quando a quantidade de matéria orgânica já atingiu um ponto em que a proliferação das bactérias levo ao consumo de oxigênio e consequentemente a mortalidade dos peixes.
III - ERRADA - A tendência de um rio exposto a deposição de matéria orgânica pelas margens é assorear e não aprofundar o leito. O processo de oligotrofismo é intermediário entre distrofismo e eutrofismo, esse último é considerado o estágio mais grave do processo, portanto mais estéril (morte de animais e plantas).







GABARITO A

I - ERRADA - Os indivíduos HbA HbA possuem hemácias normais que podem servir de foco para a reprodução do merozoíto, fase ASSEXUADA do protozoário.
III - ERRADA - Não se trata de uma herança ligada ao sexo, pois ocorre em igual frequencia para homens e mulheres, mas sim de uma herança autossômica codominante.
Obs. II - Um casal heterozigoto quando cruzado produz o seguinte resultado: 25%HbSHbS; 50%HbAHbS; 25% HbAHbA. Caso o local de estudo não tenha incidencia de malária, os filhos HbSHbS terão menores chances de sobrevivência devido a gravidade da anemia.







GABARITO: Apenas a II está correta, porém não há resposta.

I - ERRADA - As florestas retiram grandes quantidades de CO2 quando estão em crescimento. Na fase climax a relação retirada de CO2 e devolução de O2 é praticamente nula. Quem é responsável por repor o O2 que é utilizado pelos animais são as algas que compõem o fitoplâncton dos oceanos e rios.
III - ERRADA - A lavagem do solo pelas chuvas (Lixiviação) contribui para o empobrecimento do solo.'
IV - ERRADA - Com a retirada da floresta a água ao invés de percolar (penetrar no solo), escoa, e em terrenos inclinados pode formar torrentes (rios que se formam após grandes chuvas) que carregam grandes quantidades de matéria orgânica.
V - O capim é uma planta pioneira e não necessita de sobra de arbustos para germinar. Se estabelece com o mínimo de condições possíveis.







GABARITO: B

O vírus se manifesta rapidamente, em torno de 8 a 10 dias depois do contágio. O ebola não pode ser considerado uma pandemia porque o número de mortes se concentra apenas em alguns países do continente Afriacano. Para ser uma pandemia os casos e mortes precisam se espalhar por mais de um continente como acontece com a AIDS e a gripe suína mais recentemente. 







GABARITO: A

I - ERRADA: Após um desastre nada garante que os indivíduos aptos àquele local sobreviverão, pois a seleção natural pode ser alterada porque o desastre não é algo frequente naquela região.
III - ERRADA: Através da deriva gênica, os indivíduos sobreviventes podem repovoar a população alterando a frequência gênica, porém não é possível afirmar que isso irá acontecer. O texto não fornece nenhuma informação para isso.









GABARITO: A

Um óvulo tem seu núcleo retirado e em seguida o núcleo somático de uma célula da vaca que se quer clonar é implantado no óvulo, que é estimulado a se dividir até chegar a fase de blastocisto (5 a 7 dias) e então é implantado no útero da vaca mãe de alguel.






GABARITO: A

Células procariontes não apresentam núcleo e o material genético está disperso pelo hialoplasma.
III - ERRADA - As paredes celulares podem ser formadas por peptídeoglicanos, celulose ou quitina, porém nunca sÃo formadas de estrutura lipoproteica.
IV - ERRADA: Os desmossomos são reponsáveis pela adesão celular em tecido epiteliais como a epiderme e a superfície dos intestinos. Não estão relacionados com a reprodução.








GABARITO: C

A genética mendeliana foi descoberta no final do século 19. A lei do uso e desuso foi proposta por Lamarck em 1809. O modelo da dupla hélice não explica a descoberta dos carboidratos. Os processos mutagênicos não explicam o mecanismo de replicação.

 

Fazer um comentário neste post:

Comentar

Comentários

  • Lucas

    Publicado 12 meses atrás

    Olá, gostei mto dessa correçao comentada, porém, na questao 5 o comentario está errado. Isso pois muitos animais podem transmitir o virus do ebola por contato sanguineo, urina e até suor; ou seja, é uma zoonose. Espero ter ajudado.
Voltar