Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
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02 Jan
Biologia Mais Resolve: FUVEST 2011 2ª Fase! 11:14
Biologia Mais Resolve: FUVEST 2011 2ª Fase!
O Biologia Mais resolve as provas anteriores da 2ª fase do vestibular FUVEST. Durante toda a semana serão postadas as provas comentadas até a véspera da prova, para que os alunos possam revisar e se preparar para o grande dia. Vamos comemorar a chegada de 2014 com muita festa, mas não esquecendo do foco e do objetivo de ser aprovado. Descance depois com a consciência tranquilia que você fez seu melhor.

A FUVEST 2014 já está chegando, portanto aproveite para revisar. O vestibular acontece nos dias 5, 6 e 7 de Janeiro de 2014.





B.01 Os néfrons são as unidades funcionais dos rins, responsáveis pela filtração do sangue e pela formação da urina.

a) Complete a Tabela na folha de respostas, comparando as concentrações de aminoácidos, glicose e ureia, no sangue que chega ao néfron, com as concentrações dessas substâncias na urina e no sangue que deixa o néfron, em uma pessoa saudável. Marque com “X” os espaços da Tabela correspondentes às alternativas corretas.

b) Cerca de 30% da água presente no sangue que chega ao néfron passa para a cápsula renal, onde se inicia a filtração. Entretanto, a quantidade de água no sangue que sai do néfron é praticamente igual à quantidade de água do sangue que chega a ele. Explique como ocorre a recomposição da quantidade de água no sangue.




Resolução




a) 




b) A água é reabsorvida nos túbulos renais por osmose, transporte ativo e ação do hormônio antidiurético. As células que constituem os túbulos renais são dotadas de invaginações de base que potencializam a reabsorção.
















B.02 Há doenças hereditárias que são causadas por mutações no DNA mitocondrial.

a) O risco de ocorrerem meninas e meninos afetados por essas doenças é igual na prole de mulheres afetadas e na prole de homens afetados? Justifique sua resposta.

b) Uma mutação no DNA mitocondrial pode estar presente nos espermatozoides dos afetados? Justifique sua resposta.




Resolução:




a) Não. O DNA mitoncondrial é transmitido apenas por via materna.

b) Sim. Os espermatozoides possuem mitocôndrias na peça intermediária.















B.03 Os acidentes em que as pessoas são “queimadas” por cnidários ocorrem com frequência no litoral brasileiro. Esses animais possuem cnidoblastos ou cnidócitos, células que produzem uma substância tóxica, que é composta por várias enzimas e fica armazenada em organelas chamadas nematocistos. Os cnidários utilizam essa substância tóxica para sua defesa e a captura de presas.

a) Em que organela(s) do cnidoblasto ocorre a síntese das enzimas componentes da substância tóxica?

b) Após a captura da presa pelo cnidário, como ocorrem sua digestão e a distribuição de nutrientes para as células do corpo do animal?




Resolução:




a) As enzimas são proteínas sintetizadas nos ribossomos.

b) As presas são digeridas na cavidade gastrovascular, por via enzimática (digestão extracelular), e no interior das células, por ação de enzimas lisossômicas (digestão intracelular). A distribuição do alimento se faz por difusão de célula para célula, uma vez que esses animais não possuem tecidos condutores (vasculares).















B.04 Resultados de uma pesquisa publicada na revista Nature, em 29 de julho de 2010, mostram que a quantidade média de fitoplâncton dos oceanos diminuiu cerca de 1% ao ano, nos últimos 100 anos. Explique como a redução do fitoplâncton afeta

a) os níveis de carbono na atmosfera.

b) a biomassa de decompositores do ecossistema marinho.




Resolução:




a) A redução do fitoplâncton provoca a diminuição da fotossíntese, fenômeno que sequestra CO2 atmosféricos, portanto devem aumentar os níveis de carbono na atmosfera.

b) O fitoplâncton produz o alimento e o oxigênio necessários à manunteção de toda a teia alimentar. Sua redução deve provocar a diminuição da biomassa de decompositores.















B.05 No gráfico abaixo, a curva mostra a porcentagem do gás oxigênio (O2) na atmosfera terrestre, ao longo do tempo, em relação ao nível atual. Nessa curva, os pontos I, II, III e IV representam o surgimento de grupos de seres vivos:

I. Eucariontes unicelulares
II. Organismos multicelulares
III. Cordados
IV. Angiospermas



a) Que grupos de seres vivos, surgidos depois do ponto II e antes do ponto IV da curva, contribuíram para o aumento do O2 atmosférico?

b) Depois de que ponto assinalado na curva surgiu o cloroplasto?

c) Que tipos de respiração apresentam os animais que surgiram a partir do ponto III da curva?




Resolução:




a) Algas pluricelurares (protoctistas); Briófitas, Pteridófitas e Gimnospermas (plantas)

b) Os cloroplastos surgiram no ponto I a partir de bactérias clorofiladas (procariontes) que foram englobadas pelas células eucariontes.

c) Os cordados apresentam respiração branquial, cutânea e pulmonar.















B.06 Quanto à termorregulação, os animais são classificados em endotérmicos, ou seja, dependentes da produção metabólica de calor, e ectotérmicos, que utilizam fontes ambientais de calor para manter seu metabolismo.

a) Um habitat com baixo suprimento de alimentos favorece o estabelecimento de animais endotérmicos ou ectotérmicos? Justifique sua resposta.

b) Considerando as características do primeiro grupo de vertebrados a conquistar definitivamente o ambiente terrestre, seus representantes viviam em um clima mais próximo ao tropical ou ao temperado? Justifique sua resposta.




Resolução:




a) Ectotermos porque apresentam metabolismo variável, dependendo da temperatura da meio ambiente.

b) Tropical. Os primeiros vertebrados que conquistaram definitivamente o meio terrestre foram os répteis, animais característicos de ambientes tropicais.


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Comentários

  • Lilith

    Publicado 8 meses atrás

    Muto obrigada!
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