Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
30 Dez
Biologia Mais Resolve: FUVEST 2010 2ª Fase! 17:33
Biologia Mais Resolve: FUVEST 2010 2ª Fase!
O Biologia Mais resolve as provas anteriores da 2ª fase do vestibular FUVEST. Durante toda a semana serão postadas as provas comentadas até a véspera da prova, para que os alunos possam revisar e se preparar para o grande dia. Vamos comemorar a chegada de 2014 com muita festa, mas não esquecendo do foco e do objetivo de ser aprovado. Descance depois com a consciência tranquilia que você fez seu melhor.

A FUVEST 2014 já está chegando, portanto aproveite para revisar. O vestibular acontece nos dias 5, 6 e 7 de Janeiro de 2014.




B.01 O quadro abaixo mostra diferenças que ocorrem no reino animal quanto ao plano corporal e aos sistemas digestório, circulatório e nervoso:



Os anelídeos, por exemplo, apresentam as características A3, B3, C3 e D2.

a) Que grupo animal apresenta as características A1, B1, C1 e D1?

b) Que características de A, B, C e D estão presentes em um crustáceo?

c) Que características de A, B, C e D estão presentes em um anfíbio?





Resolução:
a) Poríferos ou espongiários

b) A3, B3, C2 e D2

c) A3, B3, C3 e D3















B.02 Nas células somáticas de um animal, um cromossomo tem os alelos M1, Q1, R1 e T1, e seu homólogo possui os alelos M2, Q2, R2 e T2.

a) Na folha de respostas, está esquematizada uma célula germinativa desse animal com esses cromossomos duplicados. Ordene os alelos dos lócus M, Q, R e T nesses cromossomos.

b) Admitindo a ocorrência de um único crossing-over (permutação) entre os lócus Q e R na divisão dessa célula germinativa, esquematize as células resultantes dessa divisão com os respectivos alelos dos lócus M, Q, R e T.




Resolução:
a) A distribuição dos alelos deve ser feita a critério do candidato, porém respeitando a correspondencia entre as cromátides-irmãs e a posição dos alelos entre os homólogos.



b) Após o crossing-over entre os genes Q e R a situação encontrada ao final da meiose seria:
















B.03 O esquema abaixo representa o coração de um mamífero.





Indique, com os números correspondentes,

a) as câmaras do coração em que o sangue apresenta maior concentração de gás carbônico;

b) as câmaras do coração às quais chega sangue trazido por vasos;

c) o vaso que sai do coração com sangue venoso;

d) a câmara da qual o sangue arterial sai do coração




Resolução:
a) 7 e 8 - Ventrículo direito e Átrio direito

b) 4 e 8 - Átrio esquerdo e Átrio direito

c) 3 - Artéria pulmonar

d) 6 - Ventrículo esquerdo















B.04 As mariposas da espécie Diataea saccharalis colocam seus ovos na parte inferior de folhas de canade- açúcar. Esses ovos desenvolvem-se em larvas que penetram no caule e se alimentam do parênquima ali presente. As galerias feitas por essas larvas servem de porta de entrada para fungos da espécie Colleotrichum falcatum. Esses fungos alimentam-se da sacarose armazenada no caule. As usinas de açúcar e álcool combatem as mariposas, liberando pequenas vespas (Cofesia flavipes), cujos ovos são depositados sobre as larvas das mariposas. Quando os ovos eclodem, as larvas da vespa passam a se alimentar das larvas da mariposa.

a) Com base nas informações contidas no texto acima, indique os organismos que ocupam os seguintes níveis tróficos:
a1) produtor;
a2) consumidor primário;
a3) consumidor secundário.

b) Dentre as interações descritas nesse texto, indique uma que você classificaria como parasitismo, justificando sua resposta.




Resolução:
a) a1 - Cana-de-açúcar
a2 - Larva de mariposa e fungo
a3 - Larva de vespa

b) O fato de os fungos alimentarem-se da sacarose armazenada no caule da cana-de-açúcar, prejudicando-a, constitui um caso de parasitismo
.














B.05 





a) As plantas Z e W, embora morfologicamente muito semelhantes, não possuem relação de parentesco próximo. Em ambas, as folhas são modificadas em espinhos. O mapa acima  mostra suas áreas originais de ocorrência na América do Sul (planta Z) e na África (planta W). Como se explica que essas plantas, que ocorrem em continentes diferentes, apresentem folhas modificadas de maneira semelhante?

b) Um arbusto possui folhas largas, com estômatos em suas duas faces e alta concentração de clorofila. Cite um bioma brasileiro em que esse arbusto ocorre, relacionando as características da folha com as do bioma.




Resolução:
a) Em ambientes semelhantes, a seleção natural preserva as características favoráveis para a sobrevivência e reprodução das espécies. As modificações foliares apresentadas pelas plantas que habitam as regiões áridas da América do Sul e África revelam um caso de convergência evolutiva.

b) Mata Atlântica ou Floresta Amazônica. O arbusto com folhas largas e estômatos em ambas as faces permitem uma maior perda de água por transpiração. As folhas largas com maior concentração de clorofila são adaptações a maior captação de luz pela fotossíntese. Nesses biomas, o estrato arbustivo vivem em condições de alta umidade do ar e baixa intensidade luminosa.















B.06



As duas curvas (A e B) do gráfico mostram a concentração de anticorpos produzidos por um camundongo, durante oito semanas, em resposta a duas injeções de um determinado antígeno. Essas injeções foram realizadas com intervalo de seis meses.

a) Identifique as curvas que correspondem à primeira e à segunda injeção de antígenos.

b) Quais são as características das duas curvas que permitem distinguir a curva correspondente à primeira injeção de antígenos daquela que representa a segunda injeção?

c) Por que as respostas a essas duas injeções de antígenos são diferentes?




Resolução:
a) B e A, respectivamente.

b) A curva B indica a resposta imunológica primária, com as seguintes características: a produção inicial de anticorpos é menos intensa e mais demorada, declinando mais rapidamente. A curva A indica a resposta imunológica secundária, na qual a produção de anticorpos é imediata, mais intensa e consequentemente mais duradoura.

c) A resposta secundária é mais eficiente devido à ação de células de memória específicas em relação ao antígeno aplicado.







Fazer um comentário neste post:

Comentar

Comentários

  • Joelma

    Publicado 45 meses atrás

    Amei as questões me ajudou bastante!
Voltar