Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
99 posts com a categoria "curiosidades".
Por que as vezes vemos a Lua de dia?
Na verdade, ela sempre pode ser vista de dia, com exceção de dois dias do ciclo lunar. Dos 29,5 dias que constituem o ciclo, só não podemos vê-la nas fases de lua cheia e de lua nova. Isso porque, na nova, ela fica entre a Terra e o Sol (mas sem bloqueá-lo, como em eclipses), então seu lado voltado para nós não recebe luz e não aparece. Na cheia, ela não é vista, porque ainda está abaixo do horizonte quando escurece: só nasce quando o Sol se põe, e se põe quando ele nasce. Fora isso, conseguimos vê-la de dia, nem que seja só por algumas horas.

Fases da lua

O ciclo lunar se renova todo … Leia mais
Descoberta nova espécie de inseto GIGANTE!
Lembra do Livro dos Recordes? Ficar lendo páginas de textos e observando imagens em preto e branco de recordistas mundiais era uma tradição sagrada, pelo menos entre meus amigos.

Quando ficava quente demais pra fazer qualquer coisa, o Livro dos Recordes sempre nos convidava a deitar e gastar o mínimo possível de energia enquanto virávamos suas páginas em busca das coisas mais estranhas e mais extremas. Então é justo que esta semana, no calor do verão americano, a Bec Crew apresente o maior inseto aquático do mundo, uma nova espécie de Megaloptera com 21 centímetros de envergadura de asa, … Leia mais
Chocolate amargo reduz o risco de obesidade!
Além de magro, também deixa você mais inteligente e reduz sua pressão sanguínea. Um sucesso. A culpa toda é dos populares flavonoides do cacau. Mas esses compostos não são sempre iguais – e, até então, os cientistas ainda não sabiam qual era o flavonoide responsável pelos benefícios à saúde.

Quem foi atrás dessa resposta foi um grupo de pesquisadores da Universidade VirginiaTech. Eles separaram ratos em grupos e cada um deles seguiu uma dieta a base de um componente diferente do cacau por 12 semanas. E ficou evidente que aqueles alimentados com procianidinas oligoméricas mantiveram o peso, … Leia mais
É verdade que comer maçã ajuda a melhorar a voz?
A maçã ajuda na hora de soltar a voz porque ela funciona como uma "limpadora natural" da boca e da faringe. Ao ser engolida, ela raspa a superfície desses dois órgãos, evitando que a saliva grossa chegue à laringe, o tubo no início do pescoço onde a voz é produzida. "A maçã retira as secreções que dificultam a vibração das pregas vocais, deixando a saliva mais rala e favorecendo a articulação das palavras", afirma a fonoaudióloga Gisele Gasparini, do Centro de Estudos da Voz, em São Paulo. Outra vantagem é que a maçã é uma fruta bem consistente.

Por causa disso, quem vai degustá-la acaba … Leia mais
O que é combustão humana espontânea?
 Um corpo de gente em cinzas, com pernas e cabeça preservadas, sem fontes de calor por perto, em um cenário em que nada mais pegou fogo. Ao menos desde 1731, quando a condessa italiana Cornelia Baudi foi encontrada morta em sua cama, casos assim são discutidos. O fenômeno é raro. Até hoje, apenas 200 mortes foram registradas como combustão espontânea. Hoje, porém, especialistas classificam esses eventos como combustão humana continuada, cuja explicação científica você confere aqui:

Explicações paranormais

Em geral, não há nada que permita aos peritos identificar a origem do fogo

Leia mais
Por que o céu é azul?
Nós vemos o céu azul, por causa da forma como a atmosfera interage com a luz solar.

A luz branca, incluindo a luz solar, é composta de muitas cores diferentes de luzes, cada um com seu próprio comprimento de onda.

Várias coisas diferentes podem acontecer quando a luz encontra a matéria.

Por exemplo, se a luz passa através de um material transparente, tal como a água, essas ondas de luz irão refratar, ou dobrar, porque a luz muda de velocidade à medida que viaja a partir de um meio (ar) para outro (água). Prismas decompõem a luz branca em suas cores constituintes, porque os diferentes … Leia mais
É possível correr sobre a água?
Para o ser humano, não! Para realizar a proeza, seria preciso dar 125 passos por segundo - 50 vezes mais que um velocista. Além disso, os pés teriam que atingir a água a velocidades sobre-humanas, empurrando a água para baixo com força suficiente para não afundar.

A façanha foi "documentada" em uma campanha viral que rodou a internet. O vídeo mostrava esportistas correndo sobre as águas, supostamente graças a um tênis à prova d'água. O programa Pânico na TV copiou a brincadeira. Nos dois casos, o truque era correr sobre plataformas escondidas pouco abaixo do nível da água.

LAGARTO … Leia mais
Usar salto faz mal?
Sim, faz mal. O salto alto altera a maneira de pisar e concentra todo o peso do corpo nos dedos, e essa sobrecarga pode causar danos aos pés, às pernas e até à coluna. Além de formar calos e desenvolver a joanete, se o uso do salto for constante, também há risco de encurtamento da musculatura posterior das pernas, já que a panturrilha não fica em seu ângulo ideal, limitando o movimento e a circulação do sangue.

E não para por aí: mudar a sustentação do corpo também afeta a coluna e as … Leia mais
Como se forma o mau hálito?
O mau hálito, ou halitose, costuma ter origem em problemas relacionados à má higiene na boca. Restos de alimentos, escovação ruim, gengivite, cáries, pouca saliva e a saburra (placa bacteriana formada na língua) respondem por 90% dos casos do "bafo de onça".

Aproximadamente 40% da população brasileira apresenta o problema, que também pode ser provocado por maus hábitos alimentares, algumas doenças e até certos medicamentos. "Cerca de 60 fatores podem causar mau hálito. E, em geral, há uma complexa interação entre eles", afirma o cirurgião-dentista Eduardo Dutra, presidente da Associação … Leia mais
É verdade que existem peixes tão venenosos quanto cobras?
É verdade, sim. Alguns peixes da família Sinancejidae encontrados no oceano Pacífico têm poderosas toxinas junto aos ferrões das nadadeiras, especialmente um que é conhecido pelo assustador nome de peixe-homicida (gênero Sinanceja). Seu veneno é injetado quando pisamos nele ou tentamos pegá-lo com as mãos e pode até matar a pessoa que não for socorrida a tempo. Cientistas australianos chegaram a fabricar um soro antiveneno para tratar as vítimas desse animal. Algumas raias, tanto de água doce como as marinhas, também são venenosas, possuindo um ferrão localizado na cauda. Entre as espécies de … Leia mais