Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
25 Ago
É verdade que a falta de vitamina C pode provocar a queda dos dentes? 09:51
É verdade que a falta de vitamina C pode provocar a queda dos dentes?
Na época das grandes navegações dos séculos XV e XVI, era comum ocorrer entre os marinheiros uma doença chamada escorbuto, caracterizada por uma degeneração dos tecidos conjuntivos. Os sintomas dessa doença são inflamações das gengivas, dentes frouxos (que depois caem) e hemorragias na boca e generalizadas pelo corpo que acabam levando o indivíduo à morte.

Nessa época, durante as viagens os marinheiros não ingeriam frutas nem verduras frescas, principalmente fontes de vitamina C (ácido ascórbico), cuja falta provoca o escorbuto.

Um das funções da vitamina C é participar do processo de síntese do colágeno, proteína que está sempre sendo degradada e sintetizada novamente pelo corpo. Os dentes são presos aos seus alvéolos por ligamentos ricos em colágeno e nesse local há intensa renovação dessa proteína. Com a degradação intensa e não havendo síntese na mesma proporção, os dentes caem.

As hemorragias são causadas pela diminuição da síntese do colágeno que participa da cimentação das células epiteliais que revestem os vasos sanguíneos. Com isso, os vasos tornam-se frágeis e rompem-se, extravasando o sangue.

Fonte: Lopes, S & Rosso, S. Conecte bio. vol 2. São Paulo, Saraiva, 2011.

Fazer um comentário neste post:

Comentar

Comentários

  • Heverton

    Publicado 8 meses atrás

    Muito tooop
Voltar