Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
95 posts com a categoria "ciencia-reportagens".
Cientistas desenvolvem parafusos de seda para tratar fraturas
Parafusos feitos totalmente de seda foram usados pela primeira vez para tratar fraturas em cobaias.

Uma equipe formada por engenheiros médicos da Universidade Tufts, do Estado americano de Massachusetts (nordeste dos EUA), e do Centro Médico Beth Israel Deaconess, também nos Estados Unidos, produziu 28 parafusos a partir de moldes nos quais foram colocadas proteínas obtidas de casulos de bicho-da-seda.

Eles foram implantados nos ossos de seis ratos por entre quatro e oito semanas, ao final das quais eles já tinham começado a se dissolver.

Os pesquisadores atribuíram o fato deles se … Leia mais
A ciência da larica: por que a maconha causa fome?
Um dos efeitos catalogados do uso de maconha é a fome: depois de usar a droga, o usuário tem uma sensação de estômago vazio.

Popularmente, chama-se a essa fome causada pela maconha de larica - em alguns lugares do país, a gíria é tão comum que acaba sendo aplicada também à comida e, frequentemente, sem necessariamente o contexto envolvendo a droga.

Até pouco tempo, cientistas não entendiam muito bem porque isso acontecia. Agora, com a regularização da venda e consumo de maconha em muitos estados dos EUA, deve ficar mais fácil estudar os efeitos da droga e as consequências, boas e ruins, … Leia mais
Na base de cordilheiras, como os Alpes, inundações são comuns — na época certa, a água pode cobrir o solo por dias. Isso é um problema para a espécie de formigas Formica selysi, que mora nessas áreas. Elas são obrigadas a evacuar toda a sua colônia, salvando a rainha e as larvas, para construir um tipo de jangada usando seus próprios corpos.

Segundo a Science, pesquisadores coletaram algumas dessas formigas e assistiram à formação desses barcos improvisados dentro de um laboratório. O processo foi todo gravado de cima para baixo.

Os cientistas notaram que rainhas são geralmente … Leia mais
 Frio faz emagrecer mais que exercícios físicos.
Ok, neste começo de ano, sentir frio parece tarefa impossível no Brasil. Mas, caso tenha um ar condicionado, fica a dica: passar frio pode fazer você emagrecer do que os exercícios físicos.

É o que diz um estudo liderado pelo endocrinologista Paul Lee, do Instituto Garvan de Pesquisa Médica, na Austrália. Eles expuseram alguns voluntários ao frio por até 15 minutos e depois pediram para que se exercitassem numa bicicleta ergométrica, num nível de dificuldade moderado, por uma hora. E, olha só, por meio da análise de hormônios, descobriram que as duas atividades consumiram a mesma … Leia mais
Polêmica: Existem doenças sem cura, ou não existe interesse em curá-las?
A pergunta que encabeça essa matéria já é discutida a muito tempo pela comunidade científica, governos e pela própria população. Porém as declarações recentes do CEO (sigla em inglês, que representa o chefão de uma empresa) da Bayer provocou muita polêmica, confira:  'Este remédio não é para os indianos, mas para pacientes do ocidente que podem pagar' (Marijn Dekkers).

O presidente da farmacêutica alemã Bayer disse em uma uma conferência em Londres que a empresa não vai perder muito com os processos indianos que obrigam empresas farmacêuticas a liberarem compulsoriamente a licença de … Leia mais
Como o gás do riso age no corpo?
O gás do riso, ou hilariante, produz uma suave depressão numa região do cérebro relacionada aos sentimentos e à autocensura. Ao inalá-lo, a pessoa entra num estado de relaxamento e felicidade, podendo mesmo rir à toa. A sensação é parecida à de quando se exagera um pouco na bebida. Ainda não se sabe precisamente qual é o mecanismo de ação do gás, cujo nome correto é óxido nitroso (N2O). Ele foi descoberto em 1772 pelo químico inglês Joseph Priestley. Alguns anos depois, verificou-se que o gás provocava uma sensação agradável ao ser inalado. Assim, não demorou muito para que a substância … Leia mais
Para que serve as amígdalas?
Elas nos ajudam a criar anticorpos para combater bactérias agindo, assim, como grandes aliadas do sistema imunológico. Devido à sua localização estratégica - na encruzilhada entre a boca, o nariz e a garganta -, as amígdalas acabam percebendo e processando todas as bactérias que invadem o organismo, pelo ar ou pelos alimentos. "Sua principal função é desenvolver anticorpos para combater bactérias específicas, para que o corpo consiga se defender rapidamente e crie imunidade caso seja atacado pela mesma bactéria numa próxima vez", afirma o otorrinolaringologista Luc Weckx, da Universidade … Leia mais
Quais são as frutas que mais têm vitamina C?
A fruta com o mais alto teor já descoberto dessa vitamina é o camu-camu, originário das regiões alagadiças da Amazônia chamadas de igapós. De cor vinho e do tamanho de uma jabuticaba, o camu-camu apresenta concentração média de 2 880 miligramas de vitamina C para cada 100 gramas de polpa. A acerola, por sua vez, possui uma média de 1 790 miligramas de vitamina para cada 100 gramas de polpa, enquanto a laranja tem cerca de 40 mg. Além dessas frutas, a vitamina C está presente também no caju, no morango, no limão, no espinafre, no tomate, no brócolis, no pimentão-verde e na batata, entre outras … Leia mais
Primeiro coração artificial definitivo é implantado na França.
Cirurgiões franceses implantaram com sucesso o Carmat, um coração artificial definitivo, em um paciente humano pela primeira vez. O implante aconteceu no final do ano passado e é o único a reproduzir o movimento natual das correntes sanguíneas do corpo humano.

O aparelho combina componentes mecânicos e tecido cardíaco de vacas e foi desenvolvido para durar até cinco anos. Até então, os corações artificiais padrão só podem ser utilizados por um curto período, porque danificam as células do sangue e o material plástico pode causar coagulação.

Já o novo coração artificial responde às … Leia mais
Pontapé inicial da Copa de 2014 será dado por jovem usando exoesqueleto.
A abertura da Copa do Mundo de 2014, desta vez, não terá nenhuma celebridade ou grande nome do futebol dando o pontapé inicial dos jogos. Se tudo der certo, o primeiro chute será dado por um jovem com paralisia da cintura para baixo, usando um exoesqueleto controlado pela mente.

Quem está cuidado disso é o Walk Again Project, um projeto colaborativo que desenvolveu o aparelho capaz de interpretar as atividades cerebrais para mexer os membros inferiores. Funciona assim: eletrodos colocados no couro cabeludo ou no próprio cérebro enviam sinais wireless ao exoesqueleto, cujo hardware … Leia mais