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13 Dez
Tudo Sobre Maçãs: Benefícios para a Saúde e Informações Nutricionais. 12:03
Tudo Sobre Maçãs: Benefícios para a Saúde e Informações Nutricionais.
Muitas vezes chamada de "alimento milagroso" e "usina nutricional", uma maçã por dia realmente pode te afastar do médico, pois é um dos alimentos mais saudáveis ​​que uma pessoa pode comer. Estes frutos redondos e suculentos são ricos em fibras e vitamina C, e também são baixos em calorias, têm apenas um traço de sódio, e nenhuma gordura ou colesterol.

"As maçãs são ricas em polifenóis, que funcionam como antioxidantes", disse Laura Flores, nutricionista de San Diego. "Esses polifenóis são encontrados tanto na pele das maçãs quanto na carne, de modo a obter a maior quantidade de benefícios, coma a pele da maçã ".

Todos esses benefícios significam que as maçãs podem atenuar os efeitos da asma e da doença de Alzheimer, ao mesmo tempo em que ajudam no controle do peso, na saúde dos ossos, na função pulmonar e na proteção gastrointestinal.

Aqui estão as informações nutricionais da Food and Drug Administration dos EUA, que regula a rotulagem de alimentos através da Lei Nacional de Rotulagem e Educação:

Em 1 maçã grande pode ser encontrar: 130 cal. 0% Gordura, 0% Colesterol, 0% Sódio, 7% Potássim, 2% VitA, 8% VitC, 11% Carboidrato, 20% Fibras, 25g Açucar, 1g Proteína, 2% Cálcio, 2% Ferro. As % são referentes a ingestão diária baseada em uma dieta de 2.000 cal.

Benefícios para a saúde.

As maçãs são carregadas com vitamina C, especialmente nas peles, que também estão cheias de fibras, disse Flores. Maçãs contêm fibra insolúvel, que é o tipo de fibra que não absorve água. Ele fornece volume no trato intestinal e ajuda a comida a se mover rapidamente através do sistema digestivo, de acordo com o Medline Plus.

Além da fibra insolúvel que auxilia a digestão, as maçãs possuem fibras solúveis, como a pectina. Este nutriente ajuda a prevenir a acumulação de colesterol no revestimento dos vasos sanguíneos, o que, por sua vez, ajuda a prevenir a aterosclerose e doenças cardíacas. Em um estudo de 2011, as mulheres que ingeriram cerca de 75 gramas de maçãs secas todos os dias durante seis meses tiveram uma queda de 23% no colesterol ruim, disse o pesquisador Bahram H. Arjmandi, professor e presidente do departamento de nutrição da Florida State University. Além disso, os níveis de bom colesterol HDL das mulheres aumentaram em cerca de 4%, de acordo com o estudo.

Quando se trata de polifenóis e antioxidantes, Flores explicou que eles "trabalham no revestimento celular para diminuir a oxidação, resultando na redução do risco de doença cardiovascular". Um artigo de 2017 publicado no Trends in Food Science & Technology acrescenta que a pressão arterial também pode ser reduzida naqueles com ou em risco de hipertensão, o que também reduz o risco de doença cardiovascular. A diminuição do risco de diabetes tipo 2, que também pode levar a doenças cardiovasculares, foi encontrada em um estudo com mais de 38.000 mulheres e também foi atribuída a certos polifenóis e ao alto teor de fibras das maçãs.

Pode haver benefícios respiratórios para comer maçãs também. "Os benefícios antioxidantes das maçãs podem ajudar a reduzir o risco de asma", disse Flores à Live Science. Um estudo de 2017 publicado na revista Nutrients indica que os antioxidantes em uma variedade de frutas e vegetais, incluindo maçãs, diminuem potencialmente o risco de asma controlar a liberação de radicais livres de células inflamadas nas vias aéreas e no sangue rico em oxigênio proveniente do coração.

Riscos de saúde

"Comer maçãs em excesso não causará muitos efeitos colaterais", disse Flores. "Mas, como com qualquer coisa consumida em excesso, as maçãs podem contribuir para o ganho de peso."

Além disso, as maçãs são ácidas e o suco pode danificar o esmalte dos dentes. Um estudo publicado em 2011 no Journal of Dentistry descobriu que comer maçãs pode ser até quatro vezes mais prejudicial para os dentes do que as bebidas carbonatadas.

No entanto, de acordo com o pesquisador-chefe, David Bartlett, diretor de prótese dentária do Instituto Dental do King's College, em Londres, "não é apenas sobre o que comemos, mas como comemos". Muitas pessoas comem maçãs lentamente, o que aumenta a probabilidade de que os ácidos danifiquem o esmalte dos dentes.

"Comer alimentos ácidos ao longo do dia é o mais prejudicial, enquanto comê-los durante as refeições é muito mais seguro", disse Bartlett em um comunicado do King's College. "Uma maçã por dia é boa, mas tomar o dia todo para comer a maçã pode danificar os dentes."

Os dentistas recomendam cortar maçãs e mastigá-las com os dentes de trás. Eles também recomendam enxaguar a boca com água para ajudar a lavar o ácido e os açúcares.


Maçãs vêm em tons de vermelho, verde e amarelo. As sementes contêm um pouco de cianeto, mas você teria que comer bem mais de cem em uma sessão por uma dose letal. Crédito: Shutterstock

Maçãs e pesticidas

"A maioria das maçãs terá pesticidas, a menos que sejam orgânicos", disse Flores. Em 2018, o Environmental Working Group, organização ambiental e de saúde humana sem fins lucrativos, concluiu que 98% das maçãs convencionais tinham resíduos de pesticidas em suas cascas. No entanto, o grupo também disse que "os benefícios para a saúde de uma dieta rica em frutas e vegetais superam os riscos da exposição a pesticidas".



68% dos alimentos amostrados continham pesticidas mensuráveis, mesmo após a lavagem e descamação. Crédito: Ross Toro, colaborador do LiveScience


Lavar as maçãs também ajuda a remover os pesticidas, de acordo com o Colorado State University Extension Service. "Lavar as maçãs e certificar-se de que você esfrega a pele de alguma forma fará o truque", disse Flores. "Você pode fazer isso com as mãos ou um purificador de frutas." No entanto, o uso de lavagens químicas e outros tratamentos para a lavagem de produtos frescos não é recomendado porque a Food and Drug Administration não avaliou esses produtos quanto à segurança ou eficácia.

Alguns pesquisadores dizem não se preocupar com pesticidas. A Dra. Dianne Hyson, uma nutricionista pesquisadora da Universidade da Califórnia, em Davis, escreve que testes de laboratório mostraram níveis muito baixos de resíduos de pesticidas em peles de maçã.

As sementes de maçã são venenosas?

As sementes de maçã, contêm um composto químico chamado amigdalina, que pode liberar cianeto, um poderoso veneno, quando entra em contato com enzimas digestivas. Sementes inteiras passam pelo seu sistema digestivo relativamente intocadas, mas se você mastigar as sementes, poderá ficar exposto às toxinas. Um ou dois não serão prejudiciais, pois o corpo pode lidar com pequenas doses de cianeto, mas se você ou uma criança mastigam e engolem muitas sementes, você deve procurar atendimento médico imediatamente.

Quantas sementes são prejudiciais? De acordo com John Fry, consultor em ciência de alimentos, cerca de 1 miligrama de cianeto por quilograma de peso corporal matará uma pessoa adulta. As sementes de maçã contêm cerca de 700 mg de cianeto por quilograma; Assim, cerca de 100 gramas de sementes de maçã seriam suficientes para matar um adulto de 70 quilos. No entanto, uma semente de maçã pesa 0,7 gramas, então você teria que mastigar 143 sementes para obter essa quantidade de cianureto. As maçãs normalmente têm cerca de oito sementes, então você teria que comer as sementes de 18 maçãs de uma vez para obter uma dose fatal.

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