Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
21 Nov
O que são as doenças autoimunes? 07:41
O que são as doenças autoimunes?
Em algumas pessoas, o sistema imune atua contra algumas moléculas particulares do corpo, causando uma doença autoimune. Essa perda de autotolerância pode tomar várias formas. No lúpus eritematoso sistêmico, comumente chamado de lúpus, o sistema imune gera anticorpos contra as histonas do DNA liberados pela quebra normal das células do corpo. Esses anticorpos autorreativos causam rachaduras cutâneas, febre, artrite e disfunção renal.

Outra doença autoimune mediada por anticorpos, a artrite reumatoide, leva a danos e à inflamação dolorosa das cartilagens e articulações dos ossos. No diabetes melito tipo I, as células beta do pâncreas, produtoras de insulina, são atacadas pelas células T citotóxicas autoimunes.

A doença crônica neurológica, mais comum nos países desenvolvidos, é uma doença autoimune, a esclerose múltipla. Nessa doença, as células T infiltram-se no sistema nervoso central, levando à destruição da bainha de mielina que envolve parte de muitos neurônios.

O sexo, a genética e o ambiente influenciam a suscetibilidade às doenças autoimunes. Por exemplo, membros de certas famílias apresentam maior suscetibilidade a uma doença autoimune em particular. Além disso, muitas doenças autoimunes afetam mais as mulheres que os homens. As mulheres são duas ou três vezes mais suscetíveis do que homens a sofre esclerose múltipla e artrite reumatoide e nove vezes mais suscetíveis a desenvolver lúpus.

Tem havido um considerável progresso no campo do autoimunidade. Por exemplo, hoje sabemos que as células T regulatórias normalmente auxiliam a prevenir o ataque por qualquer linfócito autorreativo que permaneça funcional na fase adulta. Entretanto, já muito ainda a ser descoberto sobre essas doenças frequentemente devastadoras.

Fonte: Campbell & Reece, Biologia 8ª ed. pag. 949.

Fazer um comentário neste post:

Comentar

Comentários

  • Nenhum comentário até agora. Seja o primeiro a comentar!

Voltar