Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
02 Out
O que é o glúten? 21:09
O que é o glúten?
Glúten refere-se às proteínas encontradas no endosperma de trigo (um tipo de tecido de reserva do embrião) . O glúten serve tanto para nutrir os embriões vegetais durante a germinação, quanto posteriormente promove a elasticidade das massas que levam trigo em sua composição.

O glúten é na verdade composto de duas proteínas diferentes: gliadina e glutenina.

Embora " o verdadeiro glúten " é por vezes definido como sendo específico para o trigo , o glúten é frequentemente encontrado em outros cereais - incluindo centeio , cevada e vários híbridos - porque estes grãos também contêm compostos proteicos feitos a partir de prolaminas (gliadina) e glutelinas .

Algumas pessoas são intolerantes ao glúten , ou seja, seus corpos produzem uma resposta imunológica anormal quando o organismo quebra o glúten durante a digestão.

A forma mais conhecida de intolerância ao glúten é a doença celíaca , que afeta uma em cada 141 pessoas nos Estados Unidos, de acordo com o National Institutes of Health. Quando alguém com a doença celíaca consome glúten, provoca uma resposta imune que danifica os intestinos (microvilosidades), impedindo-os de absorver nutrientes vitais.

Alergia ao trigo é um tipo raro de intolerância ao glúten - que é uma alergia alimentar marcada por reações de pele, respiratórias ou gastrointestinais aos alérgenos do trigo.

Recentemente, os cientistas descobriram uma outra forma de intolerância chamado sensibilidade ao glúten não-celíaca . Depois de consumir glúten , os pacientes com sensibilidade ao glúten pode apresentar muitos sintomas da doença celíaca , tais como diarreia, fadiga e dor nas articulações, mas não parecem ter os intestinos danificados.

Nos casos de intolerância ao glúten , os médicos normalmente recomendam uma dieta livre de glúten. Os pacientes devem evitar comer todos os alimentos e ingredientes que contenham glúten , incluindo o pão , cerveja, batata frita, macarrão, salada, molho de soja e até mesmo algumas sopas ( salvo alimentos com a inscrição "não contém glúten ) .

Nos últimos anos, muitas pessoas que não apresentam intolerância ao glúten optaram por consumir alimentos sem glúten. Especialistas alertam , porém, que quem realiza essas dietas sem necessidade, pode ser prejudicado, pois os alimentos sem glúten são muitas vezes deficiente em nutrientes.

Fonte: 

Fazer um comentário neste post:

Comentar

Comentários

  • Jorge Luiz

    Publicado 62 meses atrás

    Achei muito interessante essa matéria,pois fala de um assunto bastante importante para nós alunos do PVS.VVVVVVVVVAAAAALLLEEEU!!!!!!!!!
Voltar