Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
13 Abr
Doença de Chagas pode ser transmitida por ingestão de açaí e caldo de cana. 10:17
Doença de Chagas pode ser transmitida por ingestão de açaí e caldo de cana.
Jä foram confirmados casos de transmissão da doença de Chagas pelo consumo de açaí e caldo de cana preparados artesanalmente. O tripanossomo (Trypanosoma cruzi). sobrevive na polpa do açaí mal higienizado, ainda que seja congelado a -20oC. Verificou-se que o protozoário só é eliminado com a pasteurização, processo que inclui aquecimento e rápido resfriamento do produto.
No caso da cana-de-açúcar, o risco está em prensar a cana sem limpeza adequada, esmagando assim os "barbeiros" alojados nos toletes e contamindo a bebida com as fezes desse inseto que contém tripanossomas. Como o caldo de cana não é fervido, o consumidor, neste caso, ingere o parasita ativo. A higienização é uma das principais maneiras de evitar a transmissão.
Lembrando que normalmente, a doença de Chagas só ocorre em regiões com incidencia do barbeiro, como Norte e Nordeste e sua transmissão se dá pelas fezes do inseto contendo o protozoário, em contato com o local da ferida provocada pela picada. A doença de Chagas causa principalmente cardiomegalia, que é o inchaço no coração, podendo levar à morte.


Fazer um comentário neste post:

Comentar

Comentários

  • Nenhum comentário até agora. Seja o primeiro a comentar!

Voltar