Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
10 Abr
Como os antibióticos funcionam? 22:14
Como os antibióticos funcionam?
Antes do século 20 , não havia nenhum tratamento eficaz para infecções causadas por bactérias, incluindo pneumonia, tuberculose, gonorreia, febre reumática, infecções do tracto urinário. Mas em 1929, o bacteriologista Alexander Fleming descobriu o primeiro antibiótico, a penicilina, dando início a uma nova era da medicina.

Desde então, os cientistas descobriram dezenas de antibióticos, que combatem as bactérias de diversas maneiras.

Muitos antibióticos, incluindo a penicilina, trabalham atacando a parede celular bacteriana. Especificamente, as drogas impedem as bactérias de sintetizar uma molécula na parede celular chamado peptidoglicano, o que proporciona à parede,  a força que necessita para sobreviver no corpo humano .

Mas existem várias formas de inibir a montagem do peptidoglicano. A vancomicina , por exemplo , também interfere com o peptidoglicano, mas não da mesma maneira que a penicilina .

Outros antibióticos impedem com sucesso, a replicação do DNA das bactérias .

Uma classe de antimicrobianos chamados quinolonas atuam na DNA girase, uma enzima importante que ajuda a desenrolar a dupla-fita de DNA para replicação. Ao desativar a girase,  a ciprofloxacina e antibióticos similares efetivamente impedem que as bactérias se multipliquem.

Alguns antibióticos, incluindo tetraciclina, a qual é usada para tratar a acne, infecções do tracto respiratório, entre outras, inibe a síntese de proteínas. As drogas fazem isso impedindo que enzimas se liguem a locais específicos em estruturas celulares chamadas ribossomos, onde ocorre a síntese de proteínas. Sem suas proteínas, a bactéria não pode realizar funções vitais, incluindo reprodução assexuada.

A rifamicina, um grupo de antibióticos de combate a tuberculose, consegue um efeito semelhante através da inibição da síntese de RNA , uma molula envolvida na tradução do DNA bacteriano em proteínas.

Ainda outros antibióticos combatem infecções por bactérias inibindo a produção do ácido fólico - uma vitamina essencial - ou destruindo a estrutura da membrana plasmática da bactéria, que controla como as substâncias entram e saem da célula.

Fonte: http://www.livescience.com/

Fazer um comentário neste post:

Comentar

Comentários

  • Nenhum comentário até agora. Seja o primeiro a comentar!

Voltar