Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
03 Jun
Câncer: saiba como funciona. 20:19
Câncer: saiba como funciona.
A base biológica do câncer está fundamentada na perda da capacidade normal de a célula regular sua divisão. As células cancerígenas não param de se multiplicar. Com isso, crescem sobre outras células e invadem tecidos sadios, formando massas celulares que são os tumores malignos. Elas têm a capacidade de se espalhar pelo corpo todo, originando as chamadas metástases.

Vários fatores podem desencadear essa disfunção da capacidade de divisão das células. Existem causas genéticas e até mesmo causas virais. O câncer de mama, por exemplo, tem base genética; já alguns tipos de leucemia são causados por infecção viral. O câncer de colo de útero pode ser causado pelo papiloma vírus (HPV) e o câncer de fígado, pelo vírus da hepatite B.

Radiação (como os raios X e ultravioleta) também pode provocar o aparecimento de câncer, o mesmo acontecendo com alguns produtos químicos. Os derivados de tabaco (cigarro, charuto, rapé etc.), por exemplo, contêm pelo menos 48 substâncias comprovadamente cancerígenas. Eles respondem diretamente por 30% de todos os casos de câncer existentes no mundo, especialmente os que atingem pulmão, boca, laringe, esôfago, rins, fígado, pâncreas e bexiga. Substâncias cancerígenas também são encontradas nos resíduos industriais, nos pesticidas e nos conservantes de alimento industrializados.

Sônia Lopes & Sérgio Rosso. Conecte Bio. Vol. 1, Ed. Saraiva pg. 368. 2011.

Fazer um comentário neste post:

Comentar

Comentários

  • Nenhum comentário até agora. Seja o primeiro a comentar!

Voltar