Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
29 Ago
Os 5 grandes passos da Biologia na área da Citologia. 11:04
Os 5 grandes passos da Biologia na área da Citologia.
A citologia é o ramo da Biologia que estuda as células. Veja 5 grandes avanços dessa ciência e como foi o impacto dessas descobertas no mundo

1. A descoberta da célula.
Em 1665, o cientista e filósofo inglês Robert Hooke fez a primeira descrição de uma célula. Para isso, ele usou uma espécie de microscópio primitivo, que foi fundamental para a publicação da obra mais importante do pesquisador, o livro Micrographia.

2. Leeuwenhoek.
Alguns anos mais tarde, em 1674, o cientista holandês Anton van Leeuwenhoek deu mais um passo importante para a citologia. Leeuwenhoek aperfeiçoou os microscópios, tornando visíveis corpos minúsculos, como bactérias. 

3. Vacina contra a varíola.
Cem anos depois, em 1798, o mundo agradeceu ao médico inglês Edward Jenner por uma descoberta importantíssima: a primeira vacina contra a varíola. Erradicação da varíola. Uma das doenças mais terríveis já enfrentadas pela humanidade, a varíola foi considerada erradicada em 1980, após um grande esforço de vacinação mundial.

4. Pasteurização.
Em 1865 foi a vez do químico francês Louis Pasteur desenvolver um método de descontaminação, a famosa pasteurização. Anos mais tarde, o cirurgião Joseph Lister aplicou os conhecimentos de Pasteur para eliminar os microrganismos que infectam feridas.

5. Penicilina.
A fama mundial do escocês Alexander Fleming é merecida. Em 1928 o cientista desenvolveu a penicilina, o primeiro antibiótico utilizado com sucesso. Fleming criou a penicilina ao perceber que o fungo penicillium produz uma substância com propriedades de matar bactérias.

Fonte.

Fazer um comentário neste post:

Comentar

Comentários

  • Nenhum comentário até agora. Seja o primeiro a comentar!

Voltar