Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
31 Jul
A descoberta do Pandoravirus: o quarto domínio da vida? 18:53
A descoberta do Pandoravirus: o quarto domínio da vida?
Recentemente os Jean-Michel Claverie e Chantal Abergel divulgaram uma pesquisa na revista "Science" sobre a descoberta de um novo vírus. Ora, já se conhece milhares de tipos de vírus, o que teria este de diferente? O Pandoravirus como foi batizado é um exemplar gigante, com cerca de 1 micrômetro de diâmetro.  - 

- Professor, o que seria micrômetro?

Vamos revisar as unidades de medidas mais utilizadas no mundo microscópico.

1 milímetro dividido por mil = 1 micrômetro (μm);
1 micrômetro dividido por mil = 1 nanômetro (ηm);

Normalmente os vírus conhecidos medem entre 50 e 100 nanômetros, as bactérias cerca de 1 a 3 μm; células animais 10 μm e células vegetais 100 μm.

Bom, o Pandoravirus é diferente porque mede 1 μm, ou seja, 10 vezes maior do que a maioria dos vírus que se tem notícia. Mas não é só isso que torna essa descoberta histórica - Ele possui aproximadamente 2.500 genes enquanto que outros vírus possuem 10 genes. Outra informação interessante é que 93% desses genes nunca foram encontrados em qualquer outro ser vivo, são estranhos a nós, como se o Pandoravirus fosse um tipo de vírus alienígena.

Os cientistas sugeriram que um novo Domínio deva ser criado para agrupar nesses novos seres. Os três atuais Domínios são: Bacteria (Bactérias e cianobactérias), Archea (Arqueas) e Eukarya (todos os seres eucariontes).
Até hoje os vírus não possuem reino nem domínio que os represente, devido as contradições entre os cientistas sobre serem ou não seres vivos. Porém o Pandoravirus mostra que eles não são tão simples assim.

- Professor, posso morrer de pandoravirose?

Fique tranquilo, a menos que você seja uma ameba marinha (Acanthamoeba sp) que é o tipo de ser vivo que o Pandoravirus parasita, não há com o que se preocupar, porém essa descoberta é importante para que a ciência siga sempre se atualizando.
Para os vestibulares dos próximos anos, dificilmente algo será modificado, mas quem sabe quando seus filhos estiverem estudando Biologia, eles já irão aprender sobre os 4 Domínios da vida, graças a descoberta do Pandoravirus.

Dica Mais sobre taxonomia:
Macete para lembrar das classificações taxonômicas: ReFiCOFaGE = Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie. O classificação de Dominio fica acima de Reino. Imagine que cada classificação desta é uma pasta de seu computador e tudo está bem organizado. Cada pasta pode conter várias outras dentro, mas a última (espécie) sempre terá apenas um ser vivo registrado.

Até a próxima!

WebRep
 
currentVote
 
 
noRating
noWeight
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Fazer um comentário neste post:

Comentar

Comentários

  • Nenhum comentário até agora. Seja o primeiro a comentar!

Voltar