Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
11 posts com a categoria "blog".
As principais doenças que podem cair no ENEM.
Doenças que podem cair no Enem e no vestibular.
As patologias são um importante conteúdo da Biologia. Todos os anos, questões sobre diferentes doenças caem no Enem ou nos vestibulares em todo o país. Por isso, é importante estudar o funcionamento dos seus agentes patológicos e as formas de prevenção e combate.

1. AIDS.
Ainda sem cura, a AIDS continua a ser um grande desafio para a saúde global. Estima-se que cerca de 33 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com a doença. No momento, o trabalho dos governos é frear a transmissão do vírus e identificar e tratar os infectados.

Leia mais
Entenda a diferença entre vacinas, soros e antirretrovirais.
Vacinas, soros e antirretrovirais.
Preocupada com o aumento de infecções de HIV entre homossexuais, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou que este grupo tome antirretrovirais para prevenir o contágio. Mas como eles funcionam? Qual a diferença dos antirretrovirais para outras?

Antirretrovirais.
Os antirretrovirais são medicamentos usados no tratamento das infecções por retrovírus, como o HIV. Apesar de serem usados principalmente em pacientes já infectados, o uso preventivo também tem grande eficácia na hora de evitar novos contágios. 

Estudos indicam que tomar um … Leia mais
Os 5 grandes passos da Biologia na área da Citologia.
A citologia é o ramo da Biologia que estuda as células. Veja 5 grandes avanços dessa ciência e como foi o impacto dessas descobertas no mundo

1. A descoberta da célula.
Em 1665, o cientista e filósofo inglês Robert Hooke fez a primeira descrição de uma célula. Para isso, ele usou uma espécie de microscópio primitivo, que foi fundamental para a publicação da obra mais importante do pesquisador, o livro Micrographia.

2. Leeuwenhoek.
Alguns anos mais tarde, em 1674, o cientista holandês Anton van Leeuwenhoek deu mais um passo importante para a citologia. Leeuwenhoek … Leia mais
Principais questões ambientais que podem cair no vestibular.
A cada ano, os problemas ambientais causados pela emissão de gases que causam o efeito estufa, desmatamento e a poluição de rios e solos se agravam e cresce a necessidade de mudarmos a forma como produzimos e usamos os recursos naturais. Veja agora 11 assuntos relacionados ao meio ambiente que podem cair no vestibular.

1. Ação do homem x meio ambiente.
Os problemas ambientais viraram foco da atenção internacional a partir da década de 90. Foi nessa época que os movimentos ecologistas aumentaram de intensidade, pedindo cuidado com a ação do homem sobre o meio ambiente.

2. ECO 92.
Em … Leia mais
12 dicas para organizar seus estudos!
Para você que está se preparando para o ENEM e outros vestibulares, confira algumas dicas para organizar seus estudos.

1. Faça atividade física.
Faça atividade física pelo menos três vezes por semana, durante uma hora. Ajuda a espantar a ansiedade e o nervosismo, oxigena o cérebro e faz bem para a saúde. 

2. Atenção com a postura.
Como você vai passar um bom tempo sentado, é preciso ter cuidado com a postura. Sentar-se de forma errada pode causar dores e lesões.

3. Estude em um ambiente bem iluminado.
Ler em condições precárias de iluminação pode causar danos à visão. Se for … Leia mais
Hora do lanche!
Um filhote de papagaio indiano é alimentado à mão em Dimapur, Índia. A ave é uma das centenas capturados na natureza por caçadores locais e contrabandeado para o lucro, apesar da proibição do comércio de todas as espécies de aves na Índia.
Animais selvagens de todos os tipos são frequentemente caçados para consumo ou para venda aos moradores daquela região. A maior parte do comércio é de pássaros de 3 a 4 semanas de vida.

Fonte: Leia mais
A Física de Usain Bolt
No verão de 2009, durante o Campeonato Mundial de Atletismo em Berlim, o velocista jamaicano Usain Bolt estabeleceu o recorde mundial de 9s58 para os 100 metros rasos, mas ele fez isso com um leve vento à favor. Agora, uma nova análise sugere que o tempo de Bolt, sem a ajudinha do vento, ainda seria um record. Os pesquisadores usaram as condições meteorológicas durante a corrida para estimar o coeficiente de arrasto de Bolt, que está relacionado com a resistência ao vento do seu corpo. Esse parâmetro, juntamente com os dados sobre a posição do velocista (coletadas por lasers cada 0,1 segundo … Leia mais
Exame de estereofoto
Semana passada tive que ficar uma sexta-feira toda à disposição do meu oftalmologista para a realização de alguns exames de rotina. Alguns tinham nomes estranhos que para pessoas menos acostumadas poderiam ser assustadores como: Campimetria computadorizada, Estereofoto de papila e Paquimetria ultrassônica (já aviso para minha mãe que deu tudo certo).

Tirando as horas de espera no consultório, os exames foram rápidos e indolores sendo que o primeiro foi o de campimetria. Muito tenso, muita pressão, pois é preciso colocar a cabeça em uma máquina, com tapa-olhos e um dispositivo nas mãos para … Leia mais
A descoberta do Pandoravirus: o quarto domínio da vida?
Recentemente os Jean-Michel Claverie e Chantal Abergel divulgaram uma pesquisa na revista "Science" sobre a descoberta de um novo vírus. Ora, já se conhece milhares de tipos de vírus, o que teria este de diferente? O Pandoravirus como foi batizado é um exemplar gigante, com cerca de 1 micrômetro de diâmetro.  - 

- Professor, o que seria micrômetro?

Vamos revisar as unidades de medidas mais utilizadas no mundo microscópico.

1 milímetro dividido por mil = 1 micrômetro (μm);
1 micrômetro dividido por mil = 1 nanômetro (ηm);

Normalmente os vírus conhecidos medem … Leia mais
Fertilização in vitro X Inseminação artificial
Quando um casal não consegue ter filhos, é importante buscar orientação médica sobre o que pode ser feito. Duas das técnicas possíveis são a inseminação artificial e a fertilização in vitro.

No primeiro caso, o sêmen é coletado em condições especiais, geralmente em clínicas de fertilidade, e introduzido no útero na época de ovulação, por meio de métodos especiais.

O sêmen pode ser armazenado congelado em nitrogênio líquido por até alguns anos, mantendo-se viável após o descongelamento. Homens que sofrerão cirurgias que possam deixá-los estéreis, ou que tem câncer de testículo e vão … Leia mais