Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
28 Out
Um curioso exemplo de teia alimentar em Bonito (MS) 07:18
Um curioso exemplo de teia alimentar em Bonito (MS)
Pesquisadores brasileiros que estudam a nascente de águas cristalinas de Baía Bonita, na região de Bonito (MS), registraram uma curiosa teia alimentar que envolve plantas terrestres, macacos, peixes, insetos e serpentes.

Esses pesquisadores verificaram que peixes conhecidos por piraputangas concentram-se em regiões dessa nascente onde grupos de macacos-prego alimentam-se de frutos das árvores existentes ao redor da água. Foi possível comprovar que, ao se alimentarem, esses macacos deixam cair na água galhos quebrados e frutos, atraindo rapidamente as piraputangas, que se alimentam desses frutos.

À medida que o grupo de macacos pula de galho em galho para outras árvores, o cardume de peixes acompanha o deslocamento deles em busca dos frutos que caem na água.

As piraputangas vivem em cardumes, são diurnas e orientam-se principalmente pela visão. São oportunistas, alimentando-se de sementes e frutos das árvores existentes ao redor do curso da água ou de insetos que caem nela.

Concentradas na obtenção de alimentos e em seguir o grupo de macacos, as piraputangas tornam-se alvo mais fácil de predadores, como os dourados.

Uma das piraputangas, que havia sido mordida por um dourado, mas conseguira escapar nadando com dificuldade, foi capturada por uma sucuri, que entrou na água e se enrolou no corpo do peixe, como normalmente faz para capturar suas vítimas. Esse foi o primeiro registro da predação de um peixe por uma sucuri.

Desse modo, uma curiosa teia se estabelece.



Fonte: Lopes, S & Rosso, S. Conecte bio. vol 1. São Paulo, Saraiva, 2011.


Fazer um comentário neste post:

Comentar

Comentários

  • paulo lima

    Publicado 8 meses atrás

    Em Bonito tem acontecido uma coisa muito curiosa. Os balneários recebem milhares de pessoas por mes. As piraputangas nos balneários alimentam-se de rações, galinha, carne de gado, salgadinhos, etc. Lá nos balneários verificamos que entre galinha e a ração, a piraputanga prefere galinha.
Voltar