Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
Gabarito ENEM 2014 - Prova Rosa - Questão 65
GABARITO E

O esquema mostra a utilização de uma gene de interesse que resistia a pragas agrícolas presentes em uma determinada bactéria e deveria ser introduzido em uma planta afim de modificá-la geneticamente para que assim pudesse tornar-se resistente as pragas. A planta pode ser considerada um OGM ou organismo geneticamente modificado pois um DNA de uma espécie, artificialmente foi introduzido em outra espécie. Portanto trata-se de uma planta TRANSGÊNICA.


Gabarito ENEM 2014 - Prova Rosa - Questão 60
GABARITO E

No ciclo do nitrogênio ocorrem várias reações importantes como: fixação, nitrificação e desnitrificação. Está ultima é a responsável por devolver o nitrogênio ao ambiente em sua forma gasosa N2, e é realizada por bactérias conhecidas como pseudomonas. No esquema o número que retrata a desnitrificação é o V em que o NO3 é convertido em N2.
Gabarito ENEM 2014 - Prova Rosa - Questão 58
GABARITO B

O Lençol freático profundo só pode ser alcançado com profundidade das raízes alta. Folhas cobertas por espinhos não é uma boa alternativa para plantas do cerrado, pois quando há espinhos diminui-se a superfície foliar para realização da fotossíntese. Isso é bom para cactos que realizam fotossíntese no caule, mas não para plantas do cerrado. Por isso elas possuem cutícula espesssa com muita cera o que permite a realização da fotossíntese com pouca perda de água por transpiração.
Gabarito ENEM 2014 - Prova Rosa - Questão 57
GABARITO C

Em uma relação ecológica de competição, ocorre a sobreposição de nichos ecológico que é prejudicial para as duas espécies que interagem nesse processo. Das características citadas no texto, a única que remete uma competição por recursos entre a bactéria e o fungo é o consumo de ferro disponível no ambiente. Fixação de nitrogênio, disponibilização de cácio e produção de auxinas são benéficas para o tomateiro. No caso da produção de substâncias que inibem o crescimento do tomateiro trata-se de um caso de amensalismo.
Gabarito ENEM 2014 - Prova Rosa - Questão 56
GABARITO B

Uma cadeia alimentar sempre começa com um produtor, que no caso não é representado na figura. A lagarta é um consumidor primário pois de alimenta de folhas das plantas. A larva ao ingerir os tecidos da lagarta está se comportando como consumidor secundário ou consumidor de 2ª ordem.
Gabarito ENEM 2014 - Prova Rosa - Questão 54
GABARITO B

Como foram utilizados os soros anti-A e anti-B para identificação das bolsas de sangue, quando ocorrer aglutinação, significa que naquela bolsa existe aquele antígeno combatido pelo anticorpo. 
Exemplo: Bolsa I, anti-A Não aglutinou, significa que não tem A. Anti-B aglutinou, significa que tem B, ou seja a bolsa I é B.
Seguindo esse raciocionio, a bolsa II é A, III é AB, IV é O e V é B.
Como ele pede quanto litros era do grupo A, apenas a bolsa II com 25L de sangue.
Gabarito ENEM 2014 - Prova Rosa - Questão 47
A situação A mostra a aplicação de uma vacina que trata-se se uma imunização ativa artificial.

A situação B mostra a aplicação do veneno de uma cobra em um cavalo para produção do soro, porém o exercício pergunta com os imunobiológicos I (vacina) e II (veneno de cobra) atuam no homem e no cavalo.

Eles atuam de forma semelhante induzindo a produção de anticorpos. Imunização ativa.


GABARITO:
Rápida descrição sobre o fotoperíodo de plantas de dias curtos e plantas de dias longos.

Acesse:
Especial da Globo News para a comemoração dos 150 anos da teoria da
Especial da Globo News para a comemoração dos 150 anos da teoria da