Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
GABARITO COMENTADO - UFGD 2015


GABARITO A

IV - Errada: Espécies que apresentam risco de desequilíbrio ecológico por fatores de falta de alimento ou predação acabam por diminuir a txa de reprodução.
V - Errada: Intemperismo pode ser qualquer fenômero químico ou físco que leva ao desgaste das rochas e dos solos, não necessáriamente um fator antrópico.








GABARITO C

II - ERRADA - Eutrófico seria o nome dado ao final do processo de eutrofização, ou seja, quando a quantidade de matéria orgânica já atingiu um ponto em que a proliferação das bactérias levo ao consumo de oxigênio e consequentemente a … Leia mais
O que são as doenças autoimunes?
Em algumas pessoas, o sistema imune atua contra algumas moléculas particulares do corpo, causando uma doença autoimune. Essa perda de autotolerância pode tomar várias formas. No lúpus eritematoso sistêmico, comumente chamado de lúpus, o sistema imune gera anticorpos contra as histonas do DNA liberados pela quebra normal das células do corpo. Esses anticorpos autorreativos causam rachaduras cutâneas, febre, artrite e disfunção renal.

Outra doença autoimune mediada por anticorpos, a artrite reumatoide, leva a danos e à inflamação dolorosa das cartilagens e articulações dos ossos. No diabetes … Leia mais
Como uma serpente gera calor para chocar seus ovos?
EXPERIMENTO:

Herndon Dowling e seus colegas no Zoológico do Bronx em Nova York observaram que quando uma fêmea de piton burmesa incubava os ovos enrolando o corpo ao redor deles, ela aumentava a temperatura do corpo e frequentemente contraía os músculos, quando enrolava. Para saber se as contrações estavam elevando a temperatura do seu corpo, eles colocaram a piton e seus ovos em uma câmara. Ele variaram a temperatura da câmara e monitoraram as contrações dos músculos da piton e a absorção de oxigênio, para medur sua taxa de respiração celular.

RESULTADOS:

O consumi de oxigênio da … Leia mais
GABARITO COMENTADO - UNESP 2015 - CLIQUE AQUI

GABARITO D

Com a diminuição das raposas e o aumento da população de camundongos é bem provável que este roedor também seja parasitado pelo carrapato que transmite a doença de Lyme.








GABARITO E

O termo "burrego" a qual o texto se refere, é sinônimo de ovelha e portanto trata-se de um consumidor primário. A cobra é um animal carnívoro e portanto no mínimo é classificada como consumidor secundário. Logo, a cobra e o burrego não ocupam o mesmo nível trófico por serem presas do carcará.
Quando o carcará come a cobra, se ela for classificada como consumidor secundário, o … Leia mais
Quais as funções dos cromossomos humanos?
Da cor dos olhos à textura da cera de ouvido, os cromossomos são responsáveis por controlar todas as funções do nosso organismo. Eles são formados por DNA, um código químico composto por sequências de bases nitrogenadas. São essas sequências, também conhecidas como genes, que contêm instruções específicas sobre como funcionamos. Até 1990, pouco se sabia sobre esse mecanismo. Isso motivou cientistas do mundo inteiro a iniciarem uma força-tarefa, o Projeto Genoma, para localizar a posição exata dos nossos 20 mil genes dentro dos cromossomos. O projeto, que terminou em 2003, mapeou 70% do código … Leia mais
Qual é a causa da depressão?
O distúrbio está ligado à menor produção de substâncias como serotonina e endorfina. Elas facilitam a comunicação entre neurônios e influenciam diretamente na sensação de bem-estar. Mas o que desencadeia esse processo ainda não foi definido com precisão pela ciência.

Há vários motivos, como uma doença, um forte sentimento de perda ou até fatores genéticos. Segundo dados de 2012 da Organização Mundial da Saúde, 5% da população global sofre de depressão. E, até 2030, ela deve se tornar a doença mais comum do mundo.

Tristeza na cabeça

Neurônios do depressivo têm dificuldade de se … Leia mais
Como uma planta carnívora come carne se não tem estômago?
Ela tem estômago, sim! A armadilha que captura as presas funciona como uma câmara digestiva. A maioria das mais de 700 espécies de plantas carnívoras identificadas se alimenta de insetos, por isso também são chamadas de plantas insetívoras. Há, entretanto, poucas espécies maiores, com cerca de meio metro de comprimento, capazes de aprisionar rãs e pássaros.

Já o homem não faz parte da dieta: se você colocar o dedo nas folhas de uma carnívora, ela vai fechar e abrir em seguida. A maior fonte de energia das insetívoras, porém, não é a carne, mas a fotossíntese, como qualquer planta. As … Leia mais
Gabarito ENEM 2014 - Prova Rosa - Questão 86
GABARITO D

No heredograma identifica-se que homens afetados sempre apresentam filhas afetadas, isso é condizente com uma característica dominante ligada ao sexo.
Gabarito ENEM 2014 - Prova Rosa - Questão 78
GABARITO A

A evolução acontece por seleção natural que permite a sobrevivência dos indivíduos mais aptos ao ambiente. Se o ambiente muda, a seleção também muda, previlegiando caracteristicas diferentes daquela orignal e consequentemente modificando a característica selecionada.
Gabarito ENEM 2014 - Prova Rosa - Questão 75
GABARITO D

As células-tronco são indiferenciadas e capazes de originar células dos diversos tipos de tecidos do corpo, realizando a reparação deste e por isso podem se diferenciar em células especializadas como musculos, sangue, cartilagens, e quem sabe um dia até mesmo em neurÔnios.