Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
Vídeo - Revisão - Ácidos Nucleicos - Parte I
Os ácidos nucleicos são moléculas gigantes (macromoléculas), formadas por unidades monoméricas menores conhecidas como nucleotídeos. Cada nucleotídeo, por sua vez, é formado por três partes:

um açúcar do grupo das pentoses (monossacarídeos com cinco átomos de carbono);
um radical “fosfato”, derivado da molécula do ácido ortofosfórico (H3PO4).
uma base orgânica nitrogenada.
Ocorrem em todas as células vivas e são responsáveis pelo armazenamento e transmissão da informação genética e por sua tradução que é expressa pela síntese precisa das
proteínas.

Os ácidos nucleicos são as … Leia mais
31 de Março: Dia nacional da Saúde e Nutrição!
Hoje, dia 31 de Março, é comemorado o Dia Nacional da Saúde e Nutrição e, por isso, vale lembrar que as práticas de alimentação saudável são muito importantes para a saúde.

Segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde, a cada ano, cresce em 1,5% o número de pessoas acima do peso no país e que 52,1% da população masculina e 44,3% da feminina estão com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima da média. Ou seja, praticamente metade da população está acima do peso ideal.

Confira algumas dicas para que você possa ter uma vida mais saudável, aproveitando esta data comemorativa:

1. Faça pelo … Leia mais
Conheça a
No deserto de Karakum, no Turcomenistão, a temperatura chega a 50 graus. Mas isso é fichinha para quem chega perto da Porta do Inferno. Há 43 anos, uma cratera com 60 metros de largura e 20 de profundidade queima perto da vila de Darweze.

A coisa começou em 1971, quando engenheiros soviéticos (sempre eles) descobriam que havia um depósito de gás natural no local. Isso geralmente é indício de petróleo, e puseram-se a furar o chão, fazendo alojamentos e armazenando o gás em grandes botijões perto da perfuratriz. Após alguns dias, o solo cedeu e todo o material foi ao fundo – sem causar … Leia mais
Estudo revela que todos nós somos TRANSGÊNICOS!
Se você é do tipo que acha que a Monsanto ainda vai causar o apocalipse zumbi, é melhor se segurar na cadeira. Você é transgênico.

Um grupo de cientistas da Universidade de Cambridge (Reino Unido) publicou um estudo no qual identificou 128 genes no corpo humano que vieram de micro-organismos, a maioria bactérias, mas também protistas e fungos. Esses juntam aos 17 identificados anteriormente e confirmados pelo estudo, chegando a 145 genes em mim, você, sua sogra e o porteiro que um dia estiveram em minúsculos “convidados” e acabaram entrando em nossos ancestrais e passados adiante, no … Leia mais
Osmose x Alface
CLIQUE AQUI E VEJA O VÍDEO

Osmose é a passagem do solvente de uma região pouco concentrada em soluto para uma mais concentrada em soluto, sem gasto de energia.
Podemos observar este processo quando temperamos uma salada de tomate  com sal, por exemplo. Logo após um tempo há o acumulo de uma solução aquosa no recipiente, que é a água que as células perderam para o meio, que estava hipertônico em relação à célula.

Para entendermos a osmose é importante conhecermos os seguintes conceitos:

Solução hipertônica: Solução que está mais concentrada em soluto que o meio;

Solução … Leia mais
Como se forma o chulé?
O chulé - ou bromidrose - é uma espécie de pum emitido por bactérias que se alojam nos nossos pés. Depois de se alimentarem de pedacinhos de pele morta e do suor acumulados no pé, as bactérias eliminam compostos químicos como ácido isovalérico e metanotiol, que causam o fedor característico.

O cheirinho de queijo do chulé não é mera coincidência: bactérias que atacam alguns tipos de queijos também liberam o gás metanotiol. "O ambiente quente, úmido e escuro que envolve os pés de quem usa calçado fechado é ideal para a ação e proliferação de microorganismos nocivos, como fungos e bactérias. … Leia mais
Por que a voz dos adolescentes muda?
É culpa dos hormônios, que perturbam o organismo da moçada nessa fase da vida. Na adolescência, tanto os garotos como as meninas começam a produzir os hormônios que realçam as diferenças sexuais. Nelas, aumenta a produção de estrógeno e progesterona. Neles, a testosterona explode, desencadeando uma série de transformações.

Uma das mudanças é o crescimento da cartilagem da laringe, onde se localizam os músculos vocais que compõem a prega vocal. E é a vibração dessa prega durante a passagem do ar que sai dos pulmões que produz a nossa voz. Com o crescimento da laringe, os músculos vocais se … Leia mais
Quantas cores você consegue enxergar nessa imagem? Faça o Teste!



Calma, não estamos trazendo a polêmica do vestido de volta. Mas você já se perguntou se as cores que você enxerga são as mesmas que o resto do mundo vê? Provavelmente não. Quer uma prova?

Faça esse teste criado pela especialista norte-americana Diana Derval - basta contar quantos tons diferentes você vê na imagem. O número pode revelar a quantidade, da distrobuição e dos tipos de cones receptores de cores que você tem nos olhos. Sim, isso tudo pode mudar de pessoa para pessoa:

Enxergou menos de 20 tons? Você é um dicromata - possui apenas dois tipos de cones nos olhos, assim como Leia mais
Humanos conseguem distinguir apenas 30 tons de cinza.
De acordo com a Popular Science, humanos conseguem distinguir, em média, 30 tons de cinza. Claro, esse número pode variar uns dois ou três tons para cima ou para baixo dependendo de texturas e iluminação, mas a média é essa. É, parece que ver 50 tons de cinza seria meio ambicioso...



Quer um exemplo? Na imagem acima,  a barra do meio tem apenas um tom - o que mostra como podemos ver a cor de forma diferente dependendo do seu pano de fundo.

Outro exemplo - na ilusão abaixo, o quadrado A é da mesma cor que o quadrado B:



Já a nossa visão 'em cores' é mais rica. Cientistas … Leia mais
Por que ficamos vermelhos quando sentimos vergonha?
Porque diante de uma situação de constrangimento, de stress ou até de medo, nosso corpo libera o hormônio adrenalina, que aumenta o fluxo de sangue e dilata os vasos sanguíneos do rosto, ocasionando a vermelhidão. O responsável por isso, explica o dr. Ricardo Arita, neurofisiologista da Unifesp, é o sistema nervoso simpático, que reage de forma involuntária a essas situações. Além da vasodilatação, os efeitos da adrenalina - que não ultrapassam três minutos - são o aumento do batimento cardíaco, a aceleração da respiração, a dilatação da pupila e a produção acelerada de suor com odor mais … Leia mais