Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
UFGD 2010: Questões comentadas
01. (UFGD 2010) Tereza e Gustavo, mesmo depois de muitos anos, ainda lembram com tristeza a perda dos três primeiros filhos: Juliano, Lucas e Mateus. Eles morreram lentamente perdendo os movimentos quando ainda eram crianças, entre os dez e os quatorze anos. Maria foi à última filha do casal. Ela casou-se há mais de 20 anos e hoje vive o mesmo drama de seus pais. Seu filho mais velho faleceu aos 12 anos, restando apenas uma jovem de 17 anos. A doença que matou os filhos e o neto do casal Tereza e Gustavo caracteriza uma

a) atrofia autossômica dominante.
b) atrofia autossômica recessiva.
Leia mais
Por que o papel não volta à forma original depois de dobrado?
Porque as ligações que mantêm o papel em sua forma original são rompidas com as dobras. O papel é formado de fibras de celulose entrelaçadas e unidas por átomos de hidrogênio, em uma ligação química chamada "ponte de hidrogênio". O papel começa a ser feito com as fibras de celulose misturadas com água, que depois é extraída do papel durante o processo industrial. O problema é que, quando as pontes são rompidas a seco, no papel já pronto, elas não podem ser refeitas. A únia maneira de tentar deixar a folha inteira de novo é jogando-a na água.

Pedra, papel ou tesoura?

Saiba por que o … Leia mais
Bactéria radioativa ataca o câncer
Micro-organismo criado em laboratório carrega radioatividade até os tumores - para destruí-los sem afetar o resto do organismo.

O câncer de pâncreas é um dos piores que existem. Isso porque, quando é descoberto, geralmente já se espalhou pelo corpo, ou seja, sofreu metástase. E isso torna o câncer incontrolável - cinco anos após o diagnóstico, 95% dos pacientes estão mortos. Mas duas pesquisadoras da Faculdade de Medicina Albert Einstein, em Nova York, criaram uma arma ousada: uma bactéria radioativa, capaz de se infiltrar nas células cancerosas de todo o corpo e destruí-las.

É uma … Leia mais
UFGD 2009: Questões comentadas
01. (UFGD 2009) Os seres vivos vivem em constantes relações no ambiente. Essas relações são as interações ecológicas. Elas podem ser harmônicas e desarmônicas, interespecíficas (quando envolvem seres vivos de diferentes espécies) e intraespecíficas (quando envolvem seres vivos da mesma espécie). Relacione as colunas a partir dessas considerações.

(1) Sinfilia                         ( )Algas
(2 ) Parasitismo                ( ) Garcas e gado bovino
(3 ) Protocooperação       … Leia mais
Por que balas de menta deixam a boca
A refrescância de algumas balinhas vem da presença de substâncias como o mentol e o eucaliptol. Elas têm o poder de simular na boca a sensação de frio, tapeando os sensores da mucosa responsáveis por mandar a informação para o cérebro. Um processo semelhante ocorre com a pimenta, que estimula as terminações nervosas sensíveis ao calor. Nos dois casos, não há alteração da temperatura dentro da boca. Como as balas de menta deixam a mucosa mais sensível ao frio, a água em temperatura ambiente ou o próprio ar apenas parecem estar gelados. Em dias de calor e com a geladeira quebrada, chupe uma … Leia mais
UFGD 2008: Questões comentadas
01. (UFGD 2008) O herodograma abaixo se refere a uma família com casos de daltonismo (anomalia que se caracteriza pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores) provocado por genes recessivos localizados no cromossomo X (sem alelos no Y).




A partir das informações acima e da análise do herodograma, marque a alternativa correta.

a) No casal genitor o genótipo da mãe é obrigatoriamente heterozigoto.
b) Em F1 o genótipo da filha que não possui o caracter é XD, XD.
c) Em F1 um possível genótipo do filho que não possui o caracter é Xd,YD.
d) A probabilidade do casal F1 ter … Leia mais
É possível detectar um aneurisma antes de ele se romper?
Sim, é possível detectar um aneurisma cerebral – uma dilatação anormal de uma artéria do cérebro – antes que ele se rompa. Essa seria a situação ideal, pois o rompimento de um aneurisma é uma situação grave.

Algumas vezes, o aneurisma não rompido pode desencadear alguns sintomas inespecíficos devido à compressão que causa em estruturas cerebrais vizinhas, por exemplo, dor de cabeça (cefaleia) persistente, crise convulsiva, zumbidos e, eventualmente, comprometimento de alguma função neurológica.

Quando há suspeita de aneurisma, o diagnóstico pode ser obtido por meio de exames como a … Leia mais
Por que depois de comer a gente fica com sono?
Porque o fluxo sanguíneo aumenta na direção do estômago e do intestino, para ajudar no processo da digestão, e o sistema nervoso fica menos irrigado. Com menos sangue chegando, diminui também o transporte de oxigênio. "Quando existe menos oxigênio no cérebro, o organismo entra em estado de falsa hibernação e, por isso, sentimos sono", afirma a nutricionista paulista Vanderli Marchiori.

Essa é a explicação fisiológica clássica, mas, recentemente, uma equipe de cientistas da Universidade de Manchester, na Inglaterra, apontou outro fator envolvido nessa questão. Eles descobriram um mecanismo … Leia mais
UFGD 2006: Questões comentadas
01. (UFGD 2006) O nitrogênio (N2) e um gás presente na atmosfera na proporção de aproximadamente 79%. Apesar disso, não e utilizado de forma direta pelos seres vivos, com exceção de alguns microorganismos. Assim, a importância biológica das bactérias que atuam no ciclo do N2 refere-se ao fato de

a) serem fixadoras de N2 atmosférico, transformando-o em amônia (NH3);
b) as bactérias quimiossintetizantes transformarem N2 atmosférico em nitreto;
c) as bactérias desnitrificantes transformarem o N2 atmosférico em nitrato;
d) as bactérias fixadoras ou cianobacterias serem encontradas livres no … Leia mais
Qual a diferença entre cogumelo comestível, venenoso e alucinógeno?
Como existem muitas espécies de cogumelos - fala-se em 1,5 milhão - e nenhuma característica física denuncia a presença de veneno ou substâncias alucinógenas, é muito difícil (e perigoso) diferenciá-los no "olhômetro". Para piorar as coisas, estima-se que nem 5% das espécies estejam classificadas na literatura biológica. Isso significa que nem um micologista (especialista em fungos) muito experiente pode enfiar na boca um cogumelo achado no meio da floresta. Mesmo que ele se pareça muito com uma espécie comestível, é bom desconfiar, afinal um mesmo gênero pode ter espécies que matam, deixam … Leia mais