Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
Revisão: Grupos Sanguíneos
INTRODUÇÃO

Landsteiner foi um cientista que, ao observar muitos acidentes em transfusões,  provou entre 1900 e 1901 que a espécie humana possui grupos sanguíneos diferentes. Notou-se em testes que as hemácias do doador, em alguns casos, aglutinavam em contato com plasma do sangue do paciente.

A partir disso, foi possível relacionar o fenômeno das reações entre anticorpos e antígenos.

Antígenos são todas as substâncias que nosso organismo entende ser um “invasor”, podendo ser uma proteína ou um polissacarídeo e os anticorpos são proteínas encontradas no plasma sanguíneo e têm a … Leia mais
Todo bicho tem sangue vermelho?
Não. A maioria dos vertebrados tem sangue vermelho, mas há exceções. O sapo Chiromantis samkosensis, alguns peixes marinhos (como o Clinocottus analis) e os lagartos do gênero Prasinohaema têm sangue verde! Aliás, esses lagartos são um caso especial, já que, além da hemoglobina (proteína dos glóbulos vermelhos do sangue que transportam oxigênio), eles têm a biliverdina, de cor verde, correndo pelas veias. Já a maioria dos invertebrados, cujo sistema circulatório é aberto, apresenta um fluido chamado hemolinfa com função semelhante à do sangue. Alguns insetos, moluscos (como o polvo) e … Leia mais
O que é combustão humana espontânea?
 Um corpo de gente em cinzas, com pernas e cabeça preservadas, sem fontes de calor por perto, em um cenário em que nada mais pegou fogo. Ao menos desde 1731, quando a condessa italiana Cornelia Baudi foi encontrada morta em sua cama, casos assim são discutidos. O fenômeno é raro. Até hoje, apenas 200 mortes foram registradas como combustão espontânea. Hoje, porém, especialistas classificam esses eventos como combustão humana continuada, cuja explicação científica você confere aqui:

Explicações paranormais

Em geral, não há nada que permita aos peritos identificar a origem do fogo

Leia mais
Por que o céu é azul?
Nós vemos o céu azul, por causa da forma como a atmosfera interage com a luz solar.

A luz branca, incluindo a luz solar, é composta de muitas cores diferentes de luzes, cada um com seu próprio comprimento de onda.

Várias coisas diferentes podem acontecer quando a luz encontra a matéria.

Por exemplo, se a luz passa através de um material transparente, tal como a água, essas ondas de luz irão refratar, ou dobrar, porque a luz muda de velocidade à medida que viaja a partir de um meio (ar) para outro (água). Prismas decompõem a luz branca em suas cores constituintes, porque os diferentes … Leia mais
Existe líquido que não molha?
 Existe, sim! Mas isso depende da composição química não só do líquido como também da superfície onde ele é depositado. O mercúrio que corre dentro dos termômetros, por exemplo, não molha o vidro, nem qualquer tipo de papel, mas, se for jogado sobre uma superfície de ouro, a bolinha de mercúrio se desfaz, espalhando-se.

O que determina se um líquido molha ou não é uma disputa entre as forças de coesão - que mantêm moléculas e átomos de um mesmo material unidas - e as forças de adesão - determinadas pela atração que as partículas de um material exercem sobre partículas de outros … Leia mais
É possível correr sobre a água?
Para o ser humano, não! Para realizar a proeza, seria preciso dar 125 passos por segundo - 50 vezes mais que um velocista. Além disso, os pés teriam que atingir a água a velocidades sobre-humanas, empurrando a água para baixo com força suficiente para não afundar.

A façanha foi "documentada" em uma campanha viral que rodou a internet. O vídeo mostrava esportistas correndo sobre as águas, supostamente graças a um tênis à prova d'água. O programa Pânico na TV copiou a brincadeira. Nos dois casos, o truque era correr sobre plataformas escondidas pouco abaixo do nível da água.

LAGARTO … Leia mais
Usar salto faz mal?
Sim, faz mal. O salto alto altera a maneira de pisar e concentra todo o peso do corpo nos dedos, e essa sobrecarga pode causar danos aos pés, às pernas e até à coluna. Além de formar calos e desenvolver a joanete, se o uso do salto for constante, também há risco de encurtamento da musculatura posterior das pernas, já que a panturrilha não fica em seu ângulo ideal, limitando o movimento e a circulação do sangue.

E não para por aí: mudar a sustentação do corpo também afeta a coluna e as … Leia mais
Como se forma o mau hálito?
O mau hálito, ou halitose, costuma ter origem em problemas relacionados à má higiene na boca. Restos de alimentos, escovação ruim, gengivite, cáries, pouca saliva e a saburra (placa bacteriana formada na língua) respondem por 90% dos casos do "bafo de onça".

Aproximadamente 40% da população brasileira apresenta o problema, que também pode ser provocado por maus hábitos alimentares, algumas doenças e até certos medicamentos. "Cerca de 60 fatores podem causar mau hálito. E, em geral, há uma complexa interação entre eles", afirma o cirurgião-dentista Eduardo Dutra, presidente da Associação … Leia mais
Andar de Novo: O que a TV não mostrou (nem vai mostrar, porque nunca aconteceu)
A transmissão da abertura da Copa do Mundo deixou muita gente frustrada e com dúvidas sobre o que aconteceu com a demonstração do projeto Andar de Novo, do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, que prometia fazer uma paraplégico levantar da cadeira de rodas, caminhar no gramado da Arena Corinthians e chutar uma bola de futebol, usando uma veste robótica (exoesqueleto) controlada pelo cérebro.

Em entrevista ao Jornal Nacional depois do evento, Nicolelis disse que a demonstração foi executada em 16 segundos. Na transmissão da TV ao vivo, porém, foi possível ver o paraplégico vestindo o … Leia mais
É verdade que gatos de três cores só podem ser fêmeas?
Digamos que é quase verdade, já que menos de 1% dos gatos tricolores são machos e, ainda assim, frutos de uma anomalia cromossômica.

Para entender como é definida a cor da pelagem dos gatos, primeiro é preciso saber duas coisas: essa característica é herdada dos pais do animal e os genes das cores (preto, branco e amarelo) estão presentes no cromossomo X. Na reprodução, a fêmea passa para o filhote um cromossomo do tipo X e o macho pode enviar um X, dando origem a uma fêmea (XX), ou um Y, formando um macho (XY).

Cada gato, portanto, tem um par de genes relativos à cor e esses genes … Leia mais