Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
Como se forma o mau hálito?
O mau hálito, ou halitose, costuma ter origem em problemas relacionados à má higiene na boca. Restos de alimentos, escovação ruim, gengivite, cáries, pouca saliva e a saburra (placa bacteriana formada na língua) respondem por 90% dos casos do "bafo de onça".

Aproximadamente 40% da população brasileira apresenta o problema, que também pode ser provocado por maus hábitos alimentares, algumas doenças e até certos medicamentos. "Cerca de 60 fatores podem causar mau hálito. E, em geral, há uma complexa interação entre eles", afirma o cirurgião-dentista Eduardo Dutra, presidente da Associação … Leia mais
Andar de Novo: O que a TV não mostrou (nem vai mostrar, porque nunca aconteceu)
A transmissão da abertura da Copa do Mundo deixou muita gente frustrada e com dúvidas sobre o que aconteceu com a demonstração do projeto Andar de Novo, do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, que prometia fazer uma paraplégico levantar da cadeira de rodas, caminhar no gramado da Arena Corinthians e chutar uma bola de futebol, usando uma veste robótica (exoesqueleto) controlada pelo cérebro.

Em entrevista ao Jornal Nacional depois do evento, Nicolelis disse que a demonstração foi executada em 16 segundos. Na transmissão da TV ao vivo, porém, foi possível ver o paraplégico vestindo o … Leia mais
É verdade que gatos de três cores só podem ser fêmeas?
Digamos que é quase verdade, já que menos de 1% dos gatos tricolores são machos e, ainda assim, frutos de uma anomalia cromossômica.

Para entender como é definida a cor da pelagem dos gatos, primeiro é preciso saber duas coisas: essa característica é herdada dos pais do animal e os genes das cores (preto, branco e amarelo) estão presentes no cromossomo X. Na reprodução, a fêmea passa para o filhote um cromossomo do tipo X e o macho pode enviar um X, dando origem a uma fêmea (XX), ou um Y, formando um macho (XY).

Cada gato, portanto, tem um par de genes relativos à cor e esses genes … Leia mais
É verdade que existem peixes tão venenosos quanto cobras?
É verdade, sim. Alguns peixes da família Sinancejidae encontrados no oceano Pacífico têm poderosas toxinas junto aos ferrões das nadadeiras, especialmente um que é conhecido pelo assustador nome de peixe-homicida (gênero Sinanceja). Seu veneno é injetado quando pisamos nele ou tentamos pegá-lo com as mãos e pode até matar a pessoa que não for socorrida a tempo. Cientistas australianos chegaram a fabricar um soro antiveneno para tratar as vítimas desse animal. Algumas raias, tanto de água doce como as marinhas, também são venenosas, possuindo um ferrão localizado na cauda. Entre as espécies de … Leia mais
De Dolly a Polly e o uso de animais transgênicos na Medicina
A mesma equipe de cientistas que clonou a ovelha Dolly foi responsável por outro feito científico: a produção da ovelha transgênica Polly pelo processo de clonagem.

Por meio dessa clonagem transgênica, foram isolados o DNA da glândula mamária de uma ovelha adulta e o DNA humano a partir de leucócitos. Do DNA humano foi isolado a alelo de um dos fatores importantes para qua a coagulação do sangue ocorra normalmente e que é ausente nos hemofílicos. Esse alelo foi acrescentado ao DNA da ovelha.

Esse DNA modificado foi introduzido em células mamárias da ovelha que foram cultivadas em … Leia mais
É possível escolher o sexo dos bebês?
Cientistas da Virgínia, no EUA, adaptaram uma técnica usada desde a década de 1980 para selecionar o sexo de vacas, cavalos e porcos. Eles coram os espermatozoides com corante fluorescente que se une ao DNA e medem o brilho do espermatozoide sob laser. O espermatozoide que brilhar mais é portador de cromossomo X, e o que brilhar menos é portador do cromossomo Y. Assim identificados, os espermatozoides são separados por uma máquina e usados para inseminação artificial.

Agora essa técnica tem sido utilizada em seres humanos, apesar de a diferença entre a quantidade de DNA do X e do Y ser … Leia mais
Cuidado: Beber água demais pode explodir seus neurônios!
Que a água é essencial para a vida, todo mundo sabe. O líquido constitui 66% do corpo humano e está presente no sangue e nas células, além de preencher os espaços entre eles. O corpo perde água a todo o momento por meio do suor, da urina, fezes e expiração, entre outras “rotas de fuga”. Reabastecer os estoques é essencial, mas a reidratação também pode ser excessiva. Uma overdose de água pode ser fatal.

No começo de 2007, uma mulher de 28 anos de idade, na Califórnia, morreu após participar de um concurso de uma rádio para ver quem conseguia tomar mais água. Após ingerir seis litros em … Leia mais
Câncer: saiba como funciona.
A base biológica do câncer está fundamentada na perda da capacidade normal de a célula regular sua divisão. As células cancerígenas não param de se multiplicar. Com isso, crescem sobre outras células e invadem tecidos sadios, formando massas celulares que são os tumores malignos. Elas têm a capacidade de se espalhar pelo corpo todo, originando as chamadas metástases.

Vários fatores podem desencadear essa disfunção da capacidade de divisão das células. Existem causas genéticas e até mesmo causas virais. O câncer de mama, por exemplo, tem base genética; já alguns tipos de leucemia são … Leia mais
Mexilhão-dourado - espécie introduzida por água de lastro no Brasil.
O mais recente caso de invasão de espécies exóticas com sucesso no Brasil é o do mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei). Esse pequeno bivalve de água doce tem cerca de 4 cm de comprimento e é originário do sul da Ásia. Em 1991 foi feito o primeiro registro da espécie na América do Sul, que deve ter chegado na água de lastro1 de navios. Estabeleceu-se no rio da Prata, na região de Buenos Aires, Argentina. No Brasil, o primeiro registro aconteceu em 1999, na praia de Itapuã e em Porto das Pombas, situados no município de Viamão (RS), ao sul do lago Guaíba. Por se incrustar em tubulações, L. … Leia mais
Os novos CaFezes - Black Ivory Coffee.
Os indonésios criaram o kopi luwak: um café feito com grãos comidos - e excretados - pela algália, uma espécie de gato. A moda pegou, e agora existem bebidas feitas com a 'ajuda' de vários animais.

Black Ivory Coffee
Como é - Feito com sementes ingeridas (e defecadas) por elefantes tailandeses. As bactérias e enzimas presentes no sistema digestivo do elefante alteram as propriedades do café, que fica mais saboroso. Cada xícara do produto, que está sendo lançado por uma rede asiática de hotéis de luxo, custa R$ 50.

Qual é o gosto - Café com traços de chocolate e nozes.


Jacu Coffee
Leia mais