Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
Descoberta nova espécie de inseto GIGANTE!
Lembra do Livro dos Recordes? Ficar lendo páginas de textos e observando imagens em preto e branco de recordistas mundiais era uma tradição sagrada, pelo menos entre meus amigos.

Quando ficava quente demais pra fazer qualquer coisa, o Livro dos Recordes sempre nos convidava a deitar e gastar o mínimo possível de energia enquanto virávamos suas páginas em busca das coisas mais estranhas e mais extremas. Então é justo que esta semana, no calor do verão americano, a Bec Crew apresente o maior inseto aquático do mundo, uma nova espécie de Megaloptera com 21 centímetros de envergadura de asa, … Leia mais
Chocolate amargo reduz o risco de obesidade!
Além de magro, também deixa você mais inteligente e reduz sua pressão sanguínea. Um sucesso. A culpa toda é dos populares flavonoides do cacau. Mas esses compostos não são sempre iguais – e, até então, os cientistas ainda não sabiam qual era o flavonoide responsável pelos benefícios à saúde.

Quem foi atrás dessa resposta foi um grupo de pesquisadores da Universidade VirginiaTech. Eles separaram ratos em grupos e cada um deles seguiu uma dieta a base de um componente diferente do cacau por 12 semanas. E ficou evidente que aqueles alimentados com procianidinas oligoméricas mantiveram o peso, … Leia mais
É verdade que comer maçã ajuda a melhorar a voz?
A maçã ajuda na hora de soltar a voz porque ela funciona como uma "limpadora natural" da boca e da faringe. Ao ser engolida, ela raspa a superfície desses dois órgãos, evitando que a saliva grossa chegue à laringe, o tubo no início do pescoço onde a voz é produzida. "A maçã retira as secreções que dificultam a vibração das pregas vocais, deixando a saliva mais rala e favorecendo a articulação das palavras", afirma a fonoaudióloga Gisele Gasparini, do Centro de Estudos da Voz, em São Paulo. Outra vantagem é que a maçã é uma fruta bem consistente.

Por causa disso, quem vai degustá-la acaba … Leia mais
Revisão: Grupos Sanguíneos
INTRODUÇÃO

Landsteiner foi um cientista que, ao observar muitos acidentes em transfusões,  provou entre 1900 e 1901 que a espécie humana possui grupos sanguíneos diferentes. Notou-se em testes que as hemácias do doador, em alguns casos, aglutinavam em contato com plasma do sangue do paciente.

A partir disso, foi possível relacionar o fenômeno das reações entre anticorpos e antígenos.

Antígenos são todas as substâncias que nosso organismo entende ser um “invasor”, podendo ser uma proteína ou um polissacarídeo e os anticorpos são proteínas encontradas no plasma sanguíneo e têm a … Leia mais
Todo bicho tem sangue vermelho?
Não. A maioria dos vertebrados tem sangue vermelho, mas há exceções. O sapo Chiromantis samkosensis, alguns peixes marinhos (como o Clinocottus analis) e os lagartos do gênero Prasinohaema têm sangue verde! Aliás, esses lagartos são um caso especial, já que, além da hemoglobina (proteína dos glóbulos vermelhos do sangue que transportam oxigênio), eles têm a biliverdina, de cor verde, correndo pelas veias. Já a maioria dos invertebrados, cujo sistema circulatório é aberto, apresenta um fluido chamado hemolinfa com função semelhante à do sangue. Alguns insetos, moluscos (como o polvo) e … Leia mais
O que é combustão humana espontânea?
 Um corpo de gente em cinzas, com pernas e cabeça preservadas, sem fontes de calor por perto, em um cenário em que nada mais pegou fogo. Ao menos desde 1731, quando a condessa italiana Cornelia Baudi foi encontrada morta em sua cama, casos assim são discutidos. O fenômeno é raro. Até hoje, apenas 200 mortes foram registradas como combustão espontânea. Hoje, porém, especialistas classificam esses eventos como combustão humana continuada, cuja explicação científica você confere aqui:

Explicações paranormais

Em geral, não há nada que permita aos peritos identificar a origem do fogo

Leia mais
Por que o céu é azul?
Nós vemos o céu azul, por causa da forma como a atmosfera interage com a luz solar.

A luz branca, incluindo a luz solar, é composta de muitas cores diferentes de luzes, cada um com seu próprio comprimento de onda.

Várias coisas diferentes podem acontecer quando a luz encontra a matéria.

Por exemplo, se a luz passa através de um material transparente, tal como a água, essas ondas de luz irão refratar, ou dobrar, porque a luz muda de velocidade à medida que viaja a partir de um meio (ar) para outro (água). Prismas decompõem a luz branca em suas cores constituintes, porque os diferentes … Leia mais
Existe líquido que não molha?
 Existe, sim! Mas isso depende da composição química não só do líquido como também da superfície onde ele é depositado. O mercúrio que corre dentro dos termômetros, por exemplo, não molha o vidro, nem qualquer tipo de papel, mas, se for jogado sobre uma superfície de ouro, a bolinha de mercúrio se desfaz, espalhando-se.

O que determina se um líquido molha ou não é uma disputa entre as forças de coesão - que mantêm moléculas e átomos de um mesmo material unidas - e as forças de adesão - determinadas pela atração que as partículas de um material exercem sobre partículas de outros … Leia mais
É possível correr sobre a água?
Para o ser humano, não! Para realizar a proeza, seria preciso dar 125 passos por segundo - 50 vezes mais que um velocista. Além disso, os pés teriam que atingir a água a velocidades sobre-humanas, empurrando a água para baixo com força suficiente para não afundar.

A façanha foi "documentada" em uma campanha viral que rodou a internet. O vídeo mostrava esportistas correndo sobre as águas, supostamente graças a um tênis à prova d'água. O programa Pânico na TV copiou a brincadeira. Nos dois casos, o truque era correr sobre plataformas escondidas pouco abaixo do nível da água.

LAGARTO … Leia mais
Usar salto faz mal?
Sim, faz mal. O salto alto altera a maneira de pisar e concentra todo o peso do corpo nos dedos, e essa sobrecarga pode causar danos aos pés, às pernas e até à coluna. Além de formar calos e desenvolver a joanete, se o uso do salto for constante, também há risco de encurtamento da musculatura posterior das pernas, já que a panturrilha não fica em seu ângulo ideal, limitando o movimento e a circulação do sangue.

E não para por aí: mudar a sustentação do corpo também afeta a coluna e as … Leia mais