Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
Por que a aids não é transmitida pela picada de insetos?
Por dois motivos. O primeiro é que a quantidade de sangue que o inseto suga de uma pessoa é muito pequena, assim como a concentração de partículas virais. A maioria dos infectados com HIV não possui níveis detectáveis de vírus no sangue (o que não é o caso de pessoas contaminadas com dengue, por exemplo). E os que possuem ainda assim têm níveis muito baixos - bem abaixo do necessário para transmissão de outras doenças virais. O outro motivo é que o HIV, diferentemente do vírus da malária e da febre amarela, por exemplo, não se multiplica dentro dos insetos - pelo contrário, é destruído.

Leia mais
O curso Reta Final UltraENEM 2014 reuniu uma equipe de professores para ajudar você a aprender tudo que será cobrado no ENEM 2014.

Preparamos muita coisa. Fazendo parte do nosso time vencedor, você terá mais de 100 aulas das seguintes disciplinas: Atualidades, Geografia, Matemática e Raciocínio Lógico, Inglês, Biologia, Literatura, Química, História, Espanhol, Física, Língua Portuguesa, Filosofia e Sociologia.

Para seu melhor aprendizado, as aulas serão lançadas gradativamente, sendo 5 (cinco) aulas ao dia. Caso queira assistir às aulas anteriores, fique tranquilo. Elas ficarão … Leia mais
O que é endometriose?
Endometriose é uma doença na qual tecido que normalmente reveste o útero ( chamado endométrio ) cresce fora dele. A endometriose pode ocorrer em várias partes do corpo como as trompas, ovários, bexiga, intestino etc. As células da endometriose se comportam da mesma maneira que as células do útero. Normalmente, antes do período menstrual, o revestimento do útero (endométrio) engrossa a fim de receber um óvulo fertilizado. Quando a gravidez não acontece, essa camada se rompe e sangra, deixando o corpo em forma de sangue menstrual. Tecido endometrial fora do útero irá passar pelo mesmo processo … Leia mais
Por que aparecem manchas brancas nas unhas?
Não se trata de falta de cálcio ou algum indício que irá ganhar um presente. Na imensa maioria dos casos, as machas brancas na unha surgem por pequenos traumas, que podem incluir mordidas, prender o dedo na porta ou excesso de pressão na unha causada pela manicure. Em geral, a lesão ocorre na matriz da unha, local onde ela se forma. Em muitos casos, porém, as manchas brancas na unha surgem espontaneamente, sem que o paciente seja capaz de se lembrar de algum trauma recente.

As leuconiquias estriadas e punctatas são as formas mais comuns e não costumam indicar nenhuma doença. Em algumas … Leia mais
As principais doenças que podem cair no ENEM.
Doenças que podem cair no Enem e no vestibular.
As patologias são um importante conteúdo da Biologia. Todos os anos, questões sobre diferentes doenças caem no Enem ou nos vestibulares em todo o país. Por isso, é importante estudar o funcionamento dos seus agentes patológicos e as formas de prevenção e combate.

1. AIDS.
Ainda sem cura, a AIDS continua a ser um grande desafio para a saúde global. Estima-se que cerca de 33 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com a doença. No momento, o trabalho dos governos é frear a transmissão do vírus e identificar e tratar os infectados.

Leia mais
Entenda a diferença entre vacinas, soros e antirretrovirais.
Vacinas, soros e antirretrovirais.
Preocupada com o aumento de infecções de HIV entre homossexuais, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou que este grupo tome antirretrovirais para prevenir o contágio. Mas como eles funcionam? Qual a diferença dos antirretrovirais para outras?

Antirretrovirais.
Os antirretrovirais são medicamentos usados no tratamento das infecções por retrovírus, como o HIV. Apesar de serem usados principalmente em pacientes já infectados, o uso preventivo também tem grande eficácia na hora de evitar novos contágios. 

Estudos indicam que tomar um … Leia mais
Os 5 grandes passos da Biologia na área da Citologia.
A citologia é o ramo da Biologia que estuda as células. Veja 5 grandes avanços dessa ciência e como foi o impacto dessas descobertas no mundo

1. A descoberta da célula.
Em 1665, o cientista e filósofo inglês Robert Hooke fez a primeira descrição de uma célula. Para isso, ele usou uma espécie de microscópio primitivo, que foi fundamental para a publicação da obra mais importante do pesquisador, o livro Micrographia.

2. Leeuwenhoek.
Alguns anos mais tarde, em 1674, o cientista holandês Anton van Leeuwenhoek deu mais um passo importante para a citologia. Leeuwenhoek … Leia mais
Principais questões ambientais que podem cair no vestibular.
A cada ano, os problemas ambientais causados pela emissão de gases que causam o efeito estufa, desmatamento e a poluição de rios e solos se agravam e cresce a necessidade de mudarmos a forma como produzimos e usamos os recursos naturais. Veja agora 11 assuntos relacionados ao meio ambiente que podem cair no vestibular.

1. Ação do homem x meio ambiente.
Os problemas ambientais viraram foco da atenção internacional a partir da década de 90. Foi nessa época que os movimentos ecologistas aumentaram de intensidade, pedindo cuidado com a ação do homem sobre o meio ambiente.

2. ECO 92.
Em … Leia mais
12 dicas para organizar seus estudos!
Para você que está se preparando para o ENEM e outros vestibulares, confira algumas dicas para organizar seus estudos.

1. Faça atividade física.
Faça atividade física pelo menos três vezes por semana, durante uma hora. Ajuda a espantar a ansiedade e o nervosismo, oxigena o cérebro e faz bem para a saúde. 

2. Atenção com a postura.
Como você vai passar um bom tempo sentado, é preciso ter cuidado com a postura. Sentar-se de forma errada pode causar dores e lesões.

3. Estude em um ambiente bem iluminado.
Ler em condições precárias de iluminação pode causar danos à visão. Se for … Leia mais
Moscas varejeiras podem transportar bactérias que causam a peste negra!
Cerca de 30% dos microrganismos encontrados em moscas varejeiras são capazes de causar doenças em seres humanos, revelou um estudo feito por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da PennState University, dos Estados Unidos, e da Nanyang Technological University, de Cingapura.

Entre as bactérias encontradas nos corpos dos insetos estavam a Yersinia pestis, causadora da peste bubônica, a Helicobacter pylori, associada ao surgimento de gastrite, úlcera e câncer de estômago, e diversas espécies que podem provocar gastroenterite, pneumonia e infecções urinárias.

“Todo … Leia mais