Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
As principais doenças que podem cair no ENEM.
Doenças que podem cair no Enem e no vestibular.
As patologias são um importante conteúdo da Biologia. Todos os anos, questões sobre diferentes doenças caem no Enem ou nos vestibulares em todo o país. Por isso, é importante estudar o funcionamento dos seus agentes patológicos e as formas de prevenção e combate.

1. AIDS.
Ainda sem cura, a AIDS continua a ser um grande desafio para a saúde global. Estima-se que cerca de 33 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com a doença. No momento, o trabalho dos governos é frear a transmissão do vírus e identificar e tratar os infectados.

Leia mais
Entenda a diferença entre vacinas, soros e antirretrovirais.
Vacinas, soros e antirretrovirais.
Preocupada com o aumento de infecções de HIV entre homossexuais, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou que este grupo tome antirretrovirais para prevenir o contágio. Mas como eles funcionam? Qual a diferença dos antirretrovirais para outras?

Antirretrovirais.
Os antirretrovirais são medicamentos usados no tratamento das infecções por retrovírus, como o HIV. Apesar de serem usados principalmente em pacientes já infectados, o uso preventivo também tem grande eficácia na hora de evitar novos contágios. 

Estudos indicam que tomar um … Leia mais
Os 5 grandes passos da Biologia na área da Citologia.
A citologia é o ramo da Biologia que estuda as células. Veja 5 grandes avanços dessa ciência e como foi o impacto dessas descobertas no mundo

1. A descoberta da célula.
Em 1665, o cientista e filósofo inglês Robert Hooke fez a primeira descrição de uma célula. Para isso, ele usou uma espécie de microscópio primitivo, que foi fundamental para a publicação da obra mais importante do pesquisador, o livro Micrographia.

2. Leeuwenhoek.
Alguns anos mais tarde, em 1674, o cientista holandês Anton van Leeuwenhoek deu mais um passo importante para a citologia. Leeuwenhoek … Leia mais
Principais questões ambientais que podem cair no vestibular.
A cada ano, os problemas ambientais causados pela emissão de gases que causam o efeito estufa, desmatamento e a poluição de rios e solos se agravam e cresce a necessidade de mudarmos a forma como produzimos e usamos os recursos naturais. Veja agora 11 assuntos relacionados ao meio ambiente que podem cair no vestibular.

1. Ação do homem x meio ambiente.
Os problemas ambientais viraram foco da atenção internacional a partir da década de 90. Foi nessa época que os movimentos ecologistas aumentaram de intensidade, pedindo cuidado com a ação do homem sobre o meio ambiente.

2. ECO 92.
Em … Leia mais
12 dicas para organizar seus estudos!
Para você que está se preparando para o ENEM e outros vestibulares, confira algumas dicas para organizar seus estudos.

1. Faça atividade física.
Faça atividade física pelo menos três vezes por semana, durante uma hora. Ajuda a espantar a ansiedade e o nervosismo, oxigena o cérebro e faz bem para a saúde. 

2. Atenção com a postura.
Como você vai passar um bom tempo sentado, é preciso ter cuidado com a postura. Sentar-se de forma errada pode causar dores e lesões.

3. Estude em um ambiente bem iluminado.
Ler em condições precárias de iluminação pode causar danos à visão. Se for … Leia mais
Moscas varejeiras podem transportar bactérias que causam a peste negra!
Cerca de 30% dos microrganismos encontrados em moscas varejeiras são capazes de causar doenças em seres humanos, revelou um estudo feito por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da PennState University, dos Estados Unidos, e da Nanyang Technological University, de Cingapura.

Entre as bactérias encontradas nos corpos dos insetos estavam a Yersinia pestis, causadora da peste bubônica, a Helicobacter pylori, associada ao surgimento de gastrite, úlcera e câncer de estômago, e diversas espécies que podem provocar gastroenterite, pneumonia e infecções urinárias.

“Todo … Leia mais
Por que as mulheres sofrem de TPM?
Não há uma causa definida, mas médicos acreditam que a tensão pré-menstrual é desencadeada por variações hormonais e alterações na concentração de neurotransmissores durante o ciclo menstrual.

A consequência dessa "montanha-russa" são vários sintomas físicos e psíquicos que se manifestam nas mulheres, de dez a 15 dias antes da menstruação. Embora não seja doença, a TPM é um problema sério - mas só foi reconhecido pela medicina há pouco tempo. E por uma mulher: a médica inglesa Katharina Dalton, nos anos 50. Analgésicos, antidepressivos, psicoterapia e até a suspensão da menstruação podem … Leia mais
Cor dos olhos podem indicar tolerância à dor.
Um estudo divulgado em uma reunião da Sociedade Americana da Dor, analisou as respostas à dor de mulheres grávidas com diferentes cores do olhos. Os cientistas dividiram as pacientes em dois grupos, o primeiro com olhos escuros (castanho a esverdeados) e o segundo com olhos claros (azuis a verdes), e aplicaram vários questionários padrões para análise da graduação das dores sentidas pré e pós parto.
De maneira geral, identificou-se que as mulheres de olhos escuros tiveram uma reação mais intensa à dor, com aumento da ansiedade e perturbação do sono, quando comparadas ao grupo de olhos … Leia mais
Como a enguia elétrica se protege do próprio choque?
Ela não precisa se proteger, pois está adaptada para conviver com a corrente que produz. A enguia tem estruturas musculares especiais com células chamadas eletrócitos, que convertem a energia não gasta na locomoção em impulsos elétricos. Essa eletricidade é acumulada e cria um campo ao redor do bicho, que orienta sua movimentação, protege-o de predadores e o ajuda a capturar suas presas.

1. Uma enguia adulta pode ter até 160 mil eletrócitos (um tipo de célula que acumula e emite eletricidade), especialmente na parte inferior do corpo. Elas são organizadas como pilhas num controle remoto: o … Leia mais
Por que as vezes vemos a Lua de dia?
Na verdade, ela sempre pode ser vista de dia, com exceção de dois dias do ciclo lunar. Dos 29,5 dias que constituem o ciclo, só não podemos vê-la nas fases de lua cheia e de lua nova. Isso porque, na nova, ela fica entre a Terra e o Sol (mas sem bloqueá-lo, como em eclipses), então seu lado voltado para nós não recebe luz e não aparece. Na cheia, ela não é vista, porque ainda está abaixo do horizonte quando escurece: só nasce quando o Sol se põe, e se põe quando ele nasce. Fora isso, conseguimos vê-la de dia, nem que seja só por algumas horas.

Fases da lua

O ciclo lunar se renova todo … Leia mais