Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
Qual é a causa da depressão?
O distúrbio está ligado à menor produção de substâncias como serotonina e endorfina. Elas facilitam a comunicação entre neurônios e influenciam diretamente na sensação de bem-estar. Mas o que desencadeia esse processo ainda não foi definido com precisão pela ciência.

Há vários motivos, como uma doença, um forte sentimento de perda ou até fatores genéticos. Segundo dados de 2012 da Organização Mundial da Saúde, 5% da população global sofre de depressão. E, até 2030, ela deve se tornar a doença mais comum do mundo.

Tristeza na cabeça

Neurônios do depressivo têm dificuldade de se … Leia mais
Como uma planta carnívora come carne se não tem estômago?
Ela tem estômago, sim! A armadilha que captura as presas funciona como uma câmara digestiva. A maioria das mais de 700 espécies de plantas carnívoras identificadas se alimenta de insetos, por isso também são chamadas de plantas insetívoras. Há, entretanto, poucas espécies maiores, com cerca de meio metro de comprimento, capazes de aprisionar rãs e pássaros.

Já o homem não faz parte da dieta: se você colocar o dedo nas folhas de uma carnívora, ela vai fechar e abrir em seguida. A maior fonte de energia das insetívoras, porém, não é a carne, mas a fotossíntese, como qualquer planta. As … Leia mais
Gabarito ENEM 2014 - Prova Rosa - Questão 86
GABARITO D

No heredograma identifica-se que homens afetados sempre apresentam filhas afetadas, isso é condizente com uma característica dominante ligada ao sexo.
Gabarito ENEM 2014 - Prova Rosa - Questão 78
GABARITO A

A evolução acontece por seleção natural que permite a sobrevivência dos indivíduos mais aptos ao ambiente. Se o ambiente muda, a seleção também muda, previlegiando caracteristicas diferentes daquela orignal e consequentemente modificando a característica selecionada.
Gabarito ENEM 2014 - Prova Rosa - Questão 75
GABARITO D

As células-tronco são indiferenciadas e capazes de originar células dos diversos tipos de tecidos do corpo, realizando a reparação deste e por isso podem se diferenciar em células especializadas como musculos, sangue, cartilagens, e quem sabe um dia até mesmo em neurÔnios.
GAbarito ENEM 2014 - Prova Rosa - Questão 72
GABARITO B

O átomo de Cloro age como um catalizador, que destroi a molécula de ozônio, liberando oxigênio molecular ficando ainda o átomo de Cloro disponível na atmosfera para quebrar novas moléculas de ozônio, acelerando o processo do buraco na camada de ozônio.
Gabarito ENEM 2014 - Prova Rosa - Questão 71
GABARITO D

A restrição proteica a que os produtores rurais se submeteram teria reduzido a ingestão de aminoácidos essenciais necessários para a construção de enzimas e outras proteínas fundamentais para o organismo humano. A mistura de arroz e feijão contém todos os aminoácidos essenciais necessários para isso.
GAbarito ENEM 2014 - Prova Rosa - Questão 69
GABARITO D

As mitocôdrias e cloroplastos são organelas complexas que possuem caracteríticas diferenciais das outras organelas citoplasmáticas como por exemplo: membrana duplas, ribossomos, DNA circular semelhante ao procarionte e portanto capacidade de autoduplicação independente do núcleo celular. Isso sustenta a teoria da endossimbiose.
Gabarito ENEM 2014 - Prova Rosa - Questão 67
GABARITO E


Gabarito ENEM 2014 - Prova Rosa - Questão 65
GABARITO E

O esquema mostra a utilização de uma gene de interesse que resistia a pragas agrícolas presentes em uma determinada bactéria e deveria ser introduzido em uma planta afim de modificá-la geneticamente para que assim pudesse tornar-se resistente as pragas. A planta pode ser considerada um OGM ou organismo geneticamente modificado pois um DNA de uma espécie, artificialmente foi introduzido em outra espécie. Portanto trata-se de uma planta TRANSGÊNICA.