Blog Biologia | Prof. Fernando Belan
 
 
 
 
Publicidade
Gabarito ENEM 2014 - Prova Rosa - Questão 54
GABARITO B

Como foram utilizados os soros anti-A e anti-B para identificação das bolsas de sangue, quando ocorrer aglutinação, significa que naquela bolsa existe aquele antígeno combatido pelo anticorpo. 
Exemplo: Bolsa I, anti-A Não aglutinou, significa que não tem A. Anti-B aglutinou, significa que tem B, ou seja a bolsa I é B.
Seguindo esse raciocionio, a bolsa II é A, III é AB, IV é O e V é B.
Como ele pede quanto litros era do grupo A, apenas a bolsa II com 25L de sangue.
Gabarito ENEM 2014 - Prova Rosa - Questão 47
A situação A mostra a aplicação de uma vacina que trata-se se uma imunização ativa artificial.

A situação B mostra a aplicação do veneno de uma cobra em um cavalo para produção do soro, porém o exercício pergunta com os imunobiológicos I (vacina) e II (veneno de cobra) atuam no homem e no cavalo.

Eles atuam de forma semelhante induzindo a produção de anticorpos. Imunização ativa.


GABARITO:
Rápida descrição sobre o fotoperíodo de plantas de dias curtos e plantas de dias longos.

Acesse:
Especial da Globo News para a comemoração dos 150 anos da teoria da
Especial da Globo News para a comemoração dos 150 anos da teoria da
Cientistas ingleses criam pílula para o emagrecimento.
Substância estimula o processo digestivo e aumenta a sensação de saciedade

Cientistas de Londres descobrem através de testes e pesquisas a existência de um medicamento que poderá combater a obesidade. Os pesquisadores revelam que a motivação da perda de peso é relacionada a uma substância chamada acetato que é liberada durante a formação do bolo intestinal e estimula a digestão das fibras presentes nos alimentos.

Cientistas afirmam que a pílula pode ajudar as pessoas a emagrecerem sem submeter-se a dietas rigorosas e em alguns casos restritivas ao ponto de prejudicar as funções do … Leia mais
Documentário especial da Globo News para comemorar os 150 anos da teoria da evolução em
Especial da Globo News para a comemoração dos 150 anos da teoria da
Aprender um segundo idioma estimula a inteligência.
Pesquisa realizada na Escócia aponta que falar uma segunda língua - assim como o hábito de leitura - estimula a fluência verbal e as habilidades cognitivas, tonando o indivíduo mais capacitado para diversas áreas do conhecimento. 

O teste aponta que independente da idade em que aprende o idioma nota-se diferença na capacidade de aprendizado. A avaliação foi feita com crianças de 11 anos de idade e o segundo teste quando já tinham 70 anos. 

A revista Annals off Neurology chegou a conclusão de que o grupo aumentou as habilidades cognitivas quando alcançaram os 70 anos, … Leia mais
1. Chamado tecnicamente de estalactite de gelo, ou brinicle, esse fenômeno submarino raro foi documentado pela primeira vez em 1974. Ele ocorre apenas nas regiões polares, durante o inverno. Nessa época, a temperatura acima do mar cai para pelo menos -40 oC, bem mais fria do que a água do oceano, em torno de -2oC

2. Nessas condições, o congelamento da superfície não forma um gelo sólido, como nos icebergs, e sim "poroso", com canais internos. Por eles, corre uma água salgada e muito gelada, direcionada para baixo devido à sua densidade e ao fluxo de calor no fundo do mar (a água "menos … Leia mais